A Comissão Extraordinária de Acompanhamento da Reforma Política da ALMG recebe hoje (14)  personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da política em Minas e no País. O objetivo da reunião é discutir a reforma política que está sendo debatida no Congresso Nacional. O evento ocorre às 16h, na Assembleia.
A Comissão Extraordinária de Acompanhamento da Reforma Política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebe nesta terça-feira (14/06)  personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da política em Minas e no país. O objetivo dessa reunião é discutir a pauta da reforma política que está sendo debatida no Congresso Nacional. O evento ocorre às 16h, no Plenarinho IV, da Assembleia.

Os convidados são o ex-governador Francelino Pereira, atual vice-presidente da Academia Mineira de Letras; o ex-deputado federal Ibrahim Abi -Ackel; o ex-deputado federal Pimenta da Veiga; a ex-deputada federal Sandra Starling; e o ex-deputado estadual Antônio Faria Lopes. Para o coordenador da comissão, deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB), essas personalidades poderão contribuir com uma reflexão mais apurada sobre o assunto. “Os nossos convidados possuem uma experiência longa e profícua na política. Por estarem longe da militância, eles podem fazer uma discussão reflexiva mais pertinente sobre o problema eleitoral”, disse Mosconi.

Debate Público.
Na próxima segunda-feira, 20, a ALMG realizará o 2º Debate Público “Minas na Reforma Política”. O evento ocorrerá no Plenário, a partir das 14hs. O tema “As mulheres e a Reforma Política” terá como expositora a deputada federal Jô Moraes, e como debatedora a doutoranda e pesquisadora sênior do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Fafich/UFMG, Marina Pinheiro.

O professor de Direito da UFMG e presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MG, Rodolfo Viana Pereira, vai expor o tema “Sistemas Eleitorais”. O debatedor convidado é o professor e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos da UFMG, Carlos Ranulfo. O último tema a ser analisado no dia será o “Financiamento Eleitoral”. O professor e doutor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Campinas, Bruno Speck, falará sobre o assunto. Logo após, o tema será debatido pelo sociólogo e pesquisador do grupo de pesquisa “Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral” da UFMG, Paulo Victor Melo.

“Minas Gerais está desenvolvendo um grande estudo sobre a reforma política. Uma consulta pública está sendo realizada na internet, pelo site da ALMG, para que todos deem sua opinião sobre o assunto. No final, a comissão vai entregar a contribuição de Minas para o Congresso Nacional”, afirmou o deputado Carlos Mosconi. Quem quiser participar da consulta pública, é só entrar no endereço eletrônico www.almg.gov.br.

Compartilhe!