Colegiado se reuniu de forma remota

Na manhã desta sexta-feira, dia 10 de março, os membros da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale estiveram reunidos para debater propostas e próximas ações a serem realizadas em 2023. Foram discutidas atividades para serem desenvolvidas nos estados, buscando a troca de experiência e a construção de novas políticas públicas relacionadas ao tema.

Estiveram presentes os deputados João Luiz (AM), Elizandro Sabino (RS), Jurailton Santos (BA), Alexandre Amaro (PR), Catarina Guerra (RR) e as assessoras Daissa e Andrea Luzia.

A reunião foi iniciada com o presidente da Comissão, deputado João Luiz, apresentando dados sobre índices de depressão, suicídio e utilização de drogas. Os estudos feitos destacam que no município Venâncio Aires (RS) há o maior índice de maior incidência de suicídios no âmbito nacional.

“Eu pensei em colocar aqui, para que juntos possamos debater um simpósio para ser realizado em Porto Alegre ou no município de Venâncio Aires, onde os índices estão maiores”, destacou João Luiz.

Os membros da Comissão debateram sobre o local que poderá ocorrer o simpósio e quando será realizado. Em consenso, foram definidos os dias 3 e 4 de abril para que os trabalhos na Assembleia e no município sejam realizados.

A Comissão

O colegiado, criado em 2022, tem como função desenvolver práticas e políticas públicas voltadas para a promoção de saúde mental e prevenção do suicídio, bem como promover a articulação para o combate e prevenção à depressão e drogas, envolvendo, por meio de campanhas educativas, entidades de saúde, educação e comunicação.

Atualmente, os membros e cargos são:

Presidente – Dep. João Luiz (AM)

Vice-presidente de Assuntos Legislativos – Dep. Jurailton Santos (BA)

Vice-presidente de Assuntos Políticos – Dep. Catarina Guerra (RR)

Vice-presidente de Assuntos Sociais – Dep. Alexandre Amaro (PR)

Secretário – Dep. Elizandro Sabino (RS)

1º Suplente – Dep. Rafael Zimbaldi (SP)

Por Malu Souza/Ascom Unale

Compartilhe!