Na tarde de quinta-feira (25), membros da Pasta se reuniram de forma hibrida, com sede na Unale, em Brasília, para discutir as expectativas para este ano e alinhar os trabalhos. O intuito é receber, avaliar e investigar denúncias relativas à ameaça ou à violação dos direitos das pessoas com deficiência, bem como apresentar propostas que visam a inclusão efetiva desse público na sociedade.

“Essa conscientização é necessária e urgente. Essas pessoas são brasileiras e nós devemos fazer a defesa veemente dos direitos delas, porque são um publico um pouco escondido e deixado de lado. Nós que fazemos parte do poder público e temos na família pessoas com deficiência temos que agir em prol dessa parte da população”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Zé Guilherme (MG).

Segundo o parlamentar, é pretendido melhorar os serviços prestados paras as pessoas com deficiência e aprimorar as leis existentes no Brasil.

Ainda na reunião, o secretário da Pasta, deputado Delegado Camargo (RO), propôs que cada parlamentar olhe o quadro de estagiários e funcionários a fim de estimular a contratação de pessoas com deficiência.

“Fica aqui uma sugestão para que os colegas requisitem na presidência da sua respectiva Casa qual o número de estagiários e funcionários que possuem algum tipo de deficiência. Em Rondônia nós já iniciamos esta luta de inclusão”, sugeriu.

O planejamento de trabalho inclui que a cada mês seja realizado uma reunião para alinhamento e discussão.

A Comissão

Criada em 2022, tem como objetivo atuar na defesa, articulação e coordenação das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, bem como realizar campanhas e eventos com objetivo de informar e discutir sobre a temática.

Presidente: Dep. Zé Guilherme (MG);

Vice-presidente de Assuntos Legislativos: Dep. Mayra Dias (AM);

Vice-presidente de Assuntos Políticos: Dep. Cida Ramos (PB);

Vice-presidente de Assuntos Sociais: Dep. Cel Adailton (GO);

Secretário: Dep. Delegado Camargo (RO).

Por Malu Souza/Ascom Unale

Compartilhe!