Começou agora pela manhã, em Belo Horizonte, os debates da XIV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais que reúnem parlamentares de todo país. Participam da composição da mesa os presidentes da Unale, deputado Clóvis Ferraz (BA), do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e Câmara Distrital, Domingos Filho (CE), da Assembleia de Pernambuco, Guilherme Uchôa, e da Assembleia do Maranhão, Marcelo Tavares, e o Superintendente Regional do Governo de MG, Sr. Márcio Coqui Tunholi.

Em seu discurso, o presidente da Unale, deputado Clóvis Ferraz (BA), falou sobre a importância de escolher Minas Gerais para sediar o encontro. “Para falar de Desenvolvimento Urbano, fomos igualmente felizes ao escolher este local, por ostentar o título de primeira cidade planejada do nosso pais, a partir de uma concepção urbanística idealizada pelo engenheiro paraense Aarão Reis”, afirma Ferraz.


“Se há 117 anos, aqui houve a preocupação dos poderes públicos com o desenvolvimento urbano, hoje extraímos o exemplo da importância e da responsabilidade de todos nós, tanto do legislativo como do executivo, na busca permanente de projetos comprometidos com a urbanização planejada”,
completa.

Segundo ele, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que mais de 80% dos brasileiros atualmente moram em áreas urbanas, enquanto que há 50 anos este percentual era de apenas 45%.


“A cidade vem sendo um fator de atração e sobrevivência para muitas famílias de baixa renda, resultando no inchamento urbano e consequente crescimento desordenado e sócio-ambiental inadequado, marcados pela agressão ao meio ambiente, escassez de moradia, de infraestrutura de saneamento e de abastecimento de água aliados ao aumento dos índices de violência que tanto intranquilizam a vida do cidadão”
, afirma o presidente da Unale.

Em seguida iniciou a palestra do deputado Domingos Filho, Presidente do Colegiado de Presidentes de AL e da ALCE, sobre “O Caminho para retomada do Processo de Emancipações”.

Na parte da tarde, o Superintendente Regional de Governo de MG, Sr. Marcio Coqui Tunholi, irá proferir palestra sobre a “Instituição Financeira x Desenvolvimento Urbano”. O marketeiro Neimar Fernandes falará sobre “Marketing e Propaganda”, e o advogado Admar Gonzaga falará sobre “Legislação Eleitoral”.

Compartilhe!