turismo-santa-catarina A partir das 20h de hoje (18), Santa Catarina será palco do maior encontro dos deputados estaduais no Brasil, a XV Conferência Nacional da Unale, que reúne cerca de mil participantes entre parlamentares e parceiros. Promovido pela Unale em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o evento vai até sexta-feira (20).

A partir das 20h horas desta quarta-feira, Santa Catarina será palco do maior encontro dos deputados estaduais brasileiros, a XV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que reúne cerca de mil participantes, entre parlamentares e inscritos nos 14 eventos simultâneos. Promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o evento se estende até sexta-feira (20).

“Reformas e perspectivas para o Brasil”, “Segurança na Copa do Mundo e nas Olimpíadas”, “Panorama político e econômico no Brasil de hoje e as expectativas para o Brasil de amanhã”, “Planejamento para a Copa do Mundo” e o “Trabalho dos legislativos” são alguns dos temas das palestras que vão enriquecer a XV CNLE.
Com o tema principal: “Brasil: reformas e perspectivas”, a Conferência se constituiu em um grande fórum de discussões e troca de experiências para o fortalecimento da democracia e aperfeiçoamento das ações do poder legislativo estadual. O propósito é debater temas importantes com abrangência nacional inseridos no contexto atual, no qual o objetivo principal é qualificar as ações individuais dos parlamentares e proporcionar resultados cada vez mais efetivos nas políticas públicas.

A cerimônia oficial de abertura vai ter pronunciamentos do presidente da Comissão Organizadora, deputado Joares Ponticelli (PP/SC); do presidente da Unale, deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT/MG); do presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas, deputado Dinis Pinheiro (PSDB/MG) e do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merísio (DEM/SC). A apresentação artística fica por conta do Balé Bolshoi. Autoridades que se destacam em sua atuação vão receber a Comenda Unale.

A Conferência busca envolver os parlamentos estaduais com temas importantes, ligados às diversas regiões do país, para que estejam mais identificados com as inovações e soluções adotadas fora de seus estados. As discussões em palestras e reuniões tenta ampliar a área de conhecimento dos parlamentares e melhorar os procedimentos legislativos. Outro objetivo é estabelecer o debate sobre assuntos de interesse dos Estados, a fim de construir o caminho das ações que sintetizam a visão da maioria, que será base para a Unale na defesa desses interesses, junto ao Congresso Nacional.

Palestras

O governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB/MG) abre, na quinta-feira (19), as palestras da XV CNLE. Ele fala sobre “Reformas e Perspectivas para o Brasil do Futuro”, a partir de 9h. Em seguida, o jornalista Luis Nassif expõe o tema “Panorama Econômico e Político do Brasil”, às 10h30min.

Na parte da tarde, o coordenador da Copa do Mundo da África do Sul, Henry Grimbeek, fala sobre “Copa do Mundo – Ações de planejamento”, às 14h; o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB/RJ), expõe o tema “Segurança Pública na Copa 2014 e Olimpíadas 2016”, às 15h30min; o deputado federal Almeida Lima (PMDB/SE), presidente da Comissão da Reforma Política na Câmara Federal, encerra as palestras do dia com o tema “Reforma Política”, às 16h30min.
Na sexta-feira (20), o velejador Lars Grael expõe o tema “Viver é superar limites”, a partir das 9h. A palestra será seguida por uma mesa redonda sobre Gestores Estaduais da Copa de 2014, sob a coordenação de Henry Grimbeek, às 10h30min. Nesse mesmo horário, ocorre a Assembleia Geral da Unale que deve referendar o nome do deputado Luís Schafer Tchê (PDT/AC) como novo presidente da entidade para o biênio 2011/2012.

Compartilhe!