Desde o início da pandemia e do isolamento social no Brasil, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) registraram que esta é a primeira vez em que o país tem, em diversas unidades federativas, queda e estabilização do contágio por Covid-19. O que não necessariamente, significa que o número de mortes tem diminuído.
Até o momento, são 3.622.861 casos e 115.309 óbitos decorrentes da doença. O fato é que, aos poucos, as atividades presenciais estão sendo retomadas nos estados.
Em Pernambuco, por exemplo, foram liberados esportes em praias, bicicletas em parques e aulas de atividade física em grupo com profissionais.
Em São Paulo, o governo também liberou o retorno dos esportes coletivos com contato físico e parques municipais voltam a abrir no horário normal. Já no Maranhão, foram autorizados pequenos eventos a partir do dia 28 de agosto. Ressalta-se que a medida vale para aniversários e casamentos, além de outros eventos de pequeno porte.
No Distrito Federal, local que ainda não apresenta estabilidade de contágio, depois de muito impasse entre Justiça, Governo e Sociedade Civil, as aulas presenciais na rede privada de ensino estão previstas para retornar, seguindo cronograma, a partir do dia 21 de setembro.
Quanto ao funcionamento presencial das Casas Legislativas, é possível observar um retorno gradual e seguido de protocolos sanitários por diversas delas. Na Assembleia Legislativa de Sergipe, por exemplo, a mesa diretora aprovou o Ato nº 23.247, no último dia 19, que estabelece procedimentos para a retomada de atividades presenciais. Outras Casas, como a do Rio Grande do Norte e a de Goiás,
já estão há algum tempo em funcionamento presencial.
Veja a atualização completa do isolamento social nos estados⬇️
Medidas de Distanciamento Social – Versão 25-08
AÇÕES EMERGÊNCIAIS NAS ALS – 25_08.xlsx – Planilha1