A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou nesta quarta-feira (21), uma cartilha para o consumo consciente da água durante o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília de 17 a 23 de março. O anúncio foi feito pelo deputado Chico Leite (Rede) nesta tarde na sessão ordinária da Casa.
Intitulado Manual de Sobrevivência à Crise Hídrica, o material – preparado pela Frente Parlamentar Ambientalista da CLDF – trata de estratégias para atravessar da melhor forma possível situações de escassez de água, além de procurar estimular boas práticas de uso e de reuso de recursos hídricos.
Chico Leite destacou que a realização do Fórum Mundial da Água é uma oportunidade para gestores e a sociedade civil conhecerem novas ideias e estratégias para a boa gestão dos recursos hídricos. “Se as crises são cíclicas, devemos nos preparar para enfrentá-las da melhor forma possível”, frisou. O distrital defendeu, ainda, o incentivo para os usuários que economizarem água e apontou a necessidade de se reduzirem as perdas no processo de captação.
Já o deputado Wellington Luiz (PMDB) criticou a perspectiva de se aumentar a tarifa de água por conta da queda da arrecadação decorrente do racionamento instalado há mais de um ano no DF.
Chico Vigilante (PT), por sua vez, lembrou que o 8º Fórum Mundial da Água está acontecendo em Brasília graças à articulação feita pelo ex-governador Agnelo Queiroz durante a sétima edição do evento, na Coréia do Sul. “Na ocasião, o Brasil disputou com a Dinamarca. E é a primeira vez que o encontro acontece num país do hemisfério sul”, comentou. O deputado destacou também que, paralelamente, a cidade recebe o Fórum Alternativo da Água, organizado por movimentos sociais.
Distritais comentaram, ainda, leis apresentadas e aprovadas por parlamentares visando à economia de água, entre elas as que tratam da instalação de hidrômetros individualizados e da captação de água da chuva.