cldfEm sessão ordinária realizada no dia 13 de dezembro de 2016, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Podemos-DF) comemorou a decisão da Anvisa que deu o primeiro passo para que o canabidiol seja produzido e vendido no Brasil.

O parlamentar afirmou que a Anvisa autorizou a prescrição e manipulação de medicamentos à base da planta Cannabis sp., incluindo o tetrahidrocannabinol (THC) e que a autorização vale tanto para medicamentos registrados na Anvisa e que contenham as substâncias quanto para produtos que contenham as substâncias a serem importados em caráter de excepcionalidade para tratamento de pacientes brasileiros. “O canabidiol e o THC são substâncias encontradas na maconha e que, têm utilidade médica para tratar diversas doenças, especialmente as neurológicas”, explicou o distrital.

Delmasso afirmou ainda que, em agosto de 2015, a Anvisa passou a autorizar a compra excepcional do produto não só para pacientes com epilepsia, mas para diversas patologias, como dores crônicas e de Parkinson. No entanto, como o medicamento é importado, se torna muito caro e inacessível para famílias de baixa renda. “Acredito que é um grande avanço para as famílias com pessoas com epilepsia e Parkinson. Queremos a liberação dos insumos dessa planta, para fins medicinais”, comentou Delmasso.

FONTE: CLDF
Compartilhe!