A Câmara Legislativa do Distrito Federal deu início na tarde de segunda-feira (21) ao “Encontro de Ambientação Parlamentar” para recepcionar os 24 distritais que comporão o plenário da Casa a partir de 1º de janeiro de 2023. Com a presença dos 12 novos deputados e deputadas eleitos em outubro passado, acompanhados de futuros assessores, além de vários parlamentares entre os reeleitos, o evento foi aberto pelo presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), que destacou a escolha dos brasilienses: “A população estará muito bem representada”.

Durante o seu pronunciamento, Prudente fez um rápido balanço dos avanços empreendidos nos últimos quatro anos. “Temos uma Casa muito mais sustentável do ponto de vista ambiental e várias melhorias em áreas como tecnologia e transparência”, afirmou, citando a instalação do painel eletrônico de votações e da TV Distrital, entre outras medidas.

Salientou ainda a nomeação de 232 novos servidores e anunciou que, até dezembro próximo, outros concursados serão convocados. “Quero colocar toda a estrutura da Casa, física e de pessoal, à disposição dos senhores e das senhoras para uma transição pacífica e tranquila”, concluiu.

Também cumprimentaram os eleitos, os deputados Iolando (MDB), primeiro secretário, e Hermeto (MDB), que falou em nome da Terceira Secretaria. Presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (Sindical), Jeizon Silverio destacou a presença, na ocasião, da representação dos servidores: “É simbólica esta participação, que demonstra a importância do quadro de pessoal da CLDF, engajado e preparado para auxiliar os legisladores em prol da população”.

Em nome dos deputados distritais eleitos, inicialmente, falou Dayse Amarilio (PSB), que se referiu aos servidores da Casa: “Estou sentindo-me muito à vontade pois, aqui, sempre fui muito bem recebida”.

Por sua vez, Doutora Jane (Agir) ratificou “o sentimento de servir”, lembrando sua atuação no serviço público nas últimas quatro décadas. Enquanto Joaquim Roriz Neto (PL), citou o avô, ex-governador do DF: “O poder de nada serve se não for para servir”.

Além deles compareceram à abertura Encontro de Ambientação Parlamentar, Max Maciel (Psol), Thiago Manzoni (PL), Pastor Daniel de Castro (PP), Rogério Morro da Cruz (PMN), Gabriel Magno (PT), Paula Belmonte (Cidadania) e Pepa (PP), bem como Ricardo Vale (PT) e Wellington Luiz (MDB), que já fizeram parte da CLDF em legislaturas anteriores.

Neste primeiro dia, após as declarações dos integrantes da atual Mesa Diretora, foi apresentado um vídeo contando episódios registrados desde a instalação do Legislativo local, focados na autonomia política do DF, bem como apresentada a palestra “CLDF 30 anos: passado, presente e futuro”. Antes, o Coral do Sindical entoou o Hino Nacional.

Fonte: CLDF

Compartilhe!