Membros da diretoria executiva da Unale participam de missão técnica na Europa ao longo desta semana. Representada pelos deputados Lidio Lopes (MS), presidente da Unale; deputada Ivana Bastos (BA), tesoureira geral e presidente da Unale nos anos de 2020 e 2021; deputado José Luís Tchê (AC), secretário geral da Unale; deputada Celise Laviola (MG), secretária da Unale; deputada Goretti Reis (SE), secretária da Unale; Evaldo Bazeggio, diretor geral; e Juliana Freitas, coordenadora de relações internacionais da Unale. A delegação participará de reuniões técnicas nas cidades de Turim, na Itália, e de Amsterdam e Rotterdam, na Holanda.

A Unale é uma entidade nacional que atua, dentre outras frentes de abrangência local, em parceira com organizações e parlamentos em diversos países do mundo. O trabalho realizado através da Rede Internacional de Relacionamento, prevê o intercâmbio cultural, educacional e comercial entre os estados brasileiros e outros países.  A organização tem como principal objetivo, nos acordos firmados, estabelecer e oportunizar as relações paradiplomáticas, buscando boas práticas e soluções para problemas locais, que estão dentro das competências na esfera subnacional, a partir da cooperação e troca de experiências com parceiros internacionais.

Nesta missão, especialmente, as agendas oficiais preveem reuniões técnicas e visitas institucionais, em busca de ampliar conhecimentos nas áreas das cidades inteligentes e tecnológicas, desenvolvimento sustentável com foco na proposta das ESG, intercâmbios culturais e educacionais entre os estados brasileiros e os representantes de empresas locais nos dois países.

“Entendemos a necessidade e urgência de direcionarmos o foco da nossa atuação para questões ambiental e economicamente sustentáveis, que promovam melhor qualidade de vida e um desenvolvimento urbano mais consciente para nossa sociedade, através do uso correto das novas tecnologias disponíveis em benefício de todos”, explicou o presidente Lidio Lopes.

Na ocasião, a Unale assinou o acordo de cooperação com o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior, na pessoa do Paulo Henrique, representante da diáspora brasileira na Itália. O acordo representa uma importante parceria na facilitação de novos percursos de cooperação internacional.

“Esperamos que esta visita oportunize resultados frutíferos para o Brasil e para a Itália através da nossa troca de experiências intermediada pela Unale”, concluiu Ivana Bastos.

Por Juliana Freitas / Relações Internacionais da Unale

Compartilhe!