O ex-presidente da Unale, deputado federal César Halum (PSD/TO), lançou hoje (5), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis. Halum é presidente esta frente que pretende defender os direitos dos consumidores de energias e combustíveis.

O ex-presidente da Unale, deputado federal César Halum (PSD/TO), lançou hoje (5), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis. Halum é presidente desta frente.

A frente é formada por cerca de 240 parlamentares, entre deputados e senadores, e tem como objetivo promover debates e estudos para defender os direitos dos consumidores de energia elétrica e combustíveis, e tentar barrar os abusos nas cobranças e aumentos tarifários.

Halum afirma que é preciso evitar abusos nas cobranças de tarifas. “Os brasileiros pagam uma das maiores tarifas de energia elétrica do mundo, apesar de o País ter um dos menores custos de produção. Partindo desse princípio, vamos buscar explicações para essa distorção.”

De acordo com César Halum, os debates iniciais da frente vão tratar da renovação das concessões de energia elétrica que vencerão a partir de 2015. “Sou contra a renovação sem licitação das concessões. A realização de leilões para a renovação dos contratos poderá promover forte queda nos preços da tarifa de energia elétrica”, diz Halum.

O 1º vice-presidente da frente é o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), e o 2º vice-presidente, o deputado federal Dimas Ramalho (PPS-SP). O secretário-geral é o deputado federal André Moura (PSC-SE).

Texto e foto: Thayane Carvalho

Compartilhe!