whatsapp-image-2019-11-20-at-23-05-16-300x200O que é que a Bahia tem? Com toda certeza, os mais de mil participantes da 23ª Conferência Nacional, presentes no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), nesta quarta-feira (20), podem afirmar que Salvador têm muita força e personalidade para receber seus visitantes. Esse foi o clima transmitido durante toda a cerimônia oficial de abertura, marcada por grande emoção.

A anfitriã da casa, deputada baiana e próxima presidente da Unale, Ivana Bastos (PSD), desejou “boas-vindas a terra de todos os santos e muito a axé para esta Conferência”.

Iniciando os trabalhos da noite, o hino nacional foi cantado a capela pelo tenor Sargento Josué Lima, para políticos, servidores e personalidades importantes da política nacional e internacional. Outro momento empolgante para os presentes foi a representação de cada estado por meio de um VT de apresentação das delegações, com imagens das Casas Legislativas e dos hinos estaduais.

O vice-governador João Leão, um dos primeiros a falar, parabenizou a todos pelo evento, que tem como foco o debate acerca da humanização das leis. “Estamos muito felizes com a presença de cada um de vocês aqui. É uma honra muito grande recebê-los em nossa terra e falar sobre este tema tão importante”, pontuou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP) citou grandes lideres políticos para falar sobre democracia. “Governo e oposição devem se alinhar e trabalhar para a população. Isso é humanizar a política”, defendeu.WhatsApp Image 2019-11-21 at 00.58.13

Em sua fala, o presidente da Unale, deputado estadual Kennedy Nunes (PSD-SC) falou sobre as bandeiras trabalhadas durante seu mandato este ano, como o combate ao suicídio e à violência contra a mulher. Também disse sobre a felicidade em realizar a primeira edição do prêmio Assembleia Cidadã.

“Durante minhas andanças pelas Casas Legislativas, conheci projetos incríveis e surgiu essa ideia de a Unale incentivar e premiar os melhores projetos apresentados”, explicou Nunes. Os finalistas foram anunciados durante a cerimônia e os vencedores serão anunciados ao final do evento, sexta-feira (22).

Apagam-se as luzes! Ao entrar o novo clipe do cantor baiano Carlinhos Brown, que fala sobre depressão, suicídio e bullying,
o público não aguardava a grata surpresa de vê-lo em palco para um descontraído bate-papo com o presidente da entidade.

“Nossa história é uma só. E cabe aos senhores aqui presentes pensar e aplicar de uma maneira melhor como humanizados as nossas leis”, frisou Brown, ao defender a educação e criticar a violência.

Mas como legislar para salvar essa geração que tem tantos problemas emocionais? Este foi um dos questionamentos de Nunes. “Se os jovens tem tanto acesso as tecnologias, temos que garantir que este acesso seja para educar e não para denegrir nossos jovens”, respondeu o cantor. Ainda defendeu uma reedução no modo de agir, que deve buscar a essência do passado.

WhatsApp Image 2019-11-21 at 00.58.17Comenda Unale

Os ex-presidentes da Unale Luciano Nunes (PI) e Ciro Simoni (RS), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), representado pelo o governador em exercício da Bahia, João Leão (PP);  o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP), foram os agraciados deste ano com a Comenda Unale. A homenagem é a maior condecoração da entidade e é entregue às autoridades de destaque, geralmente, na política nacional.

 Marina Nery / Ascom Unale
Compartilhe!