Search
Close this search box.

O Brasil tem 203.062.512 milhões de habitantes, segundo o Censo Demográfico 2022, realizado mais de dez anos após a edição anterior da pesquisa. O índice representa quase 5 milhões de pessoas a menos do que o esperado. As informações foram divulgadas, nesta quarta-feira (28/6), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A realização desta pesquisa estava prevista, inicialmente, para o ano de 2020, porém o levantamento foi adiado por conta da pandemia de covid-19. No ano seguinte, uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) obrigou o governo a realizar o Censo.

A primeira etapa de divulgação, que traz números de habitantes do país, de Estados e municípios, revela que a população brasileira aumentou 6,5% e que várias capitais brasileiras diminuíram na população. Nos próximos meses, serão divulgadas novas informações do Censo como, por exemplo, sobre povos indígenas, migração e religião.

A coleta dos dados começou em 1º de agosto de 2022, conforme a pesquisa, entre 2010 e 2022, a taxa de crescimento anual da população do país foi de 0,52%. Trata-se da menor taxa desde o primeiro Censo do Brasil, em 1872.

O que é o Censo?

É uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros. Esta pesquisa é fundamental, pois identifica informações essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados.

Por Danilo Gonzaga/ Ascom Unale

Compartilhe!