Search
Close this search box.

O Capixabão 2015, campeonato estadual de futebol do Espírito Santo, começa no próximo sábado, e além das dez equipes participantes em campo, a disputa em pleno verão contará com a volta da cerveja dentro dos estádios. O consumo será possível já que em 2014 foi sancionada a Lei Estadual 10309/2014, da deputada Lúcia Dornellas (PT) autorizando a venda.

De acordo com a lei, é permitida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, lanchonetes e congêneres destinados aos torcedores, bem como nos camarotes e espaços VIP dos estádios e arenas. A venda deve ser iniciada 90 minutos antes do horário previsto para as partidas e encerrar meia hora após o fim dos jogos.

Copos plásticos

A lei determina que nos estádios a cerveja só poderá ser fornecida aos consumidores em copos de plástico de até 500 ml. O texto ainda traz a obrigatoriedade de alvará municipal específico, que habilita o estabelecimento de comercializar a bebida, e a proibição da venda para menores de 18 anos. O não cumprimento dos termos pode resultar em multas, suspensões da licença e até em processos cíveis e criminais.

A deputada Lúcia Dornellas, ao argumentar sobre as controvérsias que envolvem o uso de bebidas nos estádios, afirmou que há alguns anos atribuiu-se ao consumo de álcool a raiz da violência no âmbito esportivo. De acordo com Dornellas, hoje se observa que não é esse o motivo dos problemas entre torcedores. “Durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, bebidas alcoólicas foram vendidas e tudo transcorreu dentro da ordem. Outras ações devem ser pensadas e desenvolvidas para que acabe com a violência nos palcos esportivos”, opinou.

Fonte: Agencia ALES

Compartilhe!