capa-para-o-siteMarina Nery / Ascom Unale

Tem início hoje (16) a ação “Doe Lenços”, encabeçada pelas Secretarias de Saúde e Mulher da Unale. O objetivo é a arrecadação de lenços entre os dias 16 e 27, e posterior doação a centros de apoio e tratamento do Câncer de Mama, escolhidas pelas Comissão de Saúde de cada estado, nos dias 30 ou 31 deste mês.

Esta é a primeira vez que a Unale promove esta ação e já conta com o apoio de várias Casas. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a ação será lançada nesta terça-feira (17), a partir das 8h30, no saguão da Casa de Leis. Além da Assembleia, as doações poderão ser realizadas no Ministério Público Estadual (MPE), no Tribunal de Justiça (TJ-MS), no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM).

“Os servidores, parceiros e a sociedade civil organizada terão a oportunidade de sentir a alegria de devolver a autoestima a uma pessoa que enfrenta a doença”, destacou a deputada Mara Caseiro (PSDB-MS), que coordena a campanha no estado. Segundo ela, o material arrecadado será doado à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Em Pernambuco, um ponto de arrecadação será disponibilizado no hall de entrada do Edifício João Negromonte Filho (Anexo II), na Rua da União (centro do Recife). Os lenços doados na ALEPE serão entregues ao Hospital de Câncer de Pernambuco, nos últimos dois dias do mês.

“Essa é uma medida bastante importante e contemplará mulheres que enfrentam um momento difícil. Com os lenços, elas se sentirão mais bonitas e se fortalecerão”, observou o deputado Diogo Moraes (PSB-PE), que é secretário-geral da Unale.

Sergipe foi outro estado que se mobilizou e convidou a sociedade a participar da campanha. A deputada sergipana e secretária de Saúde da Unale, Goretti Reis (PMDB-SE) ocupou a tribuna no último dia 10 para defender a causa.

“Estamos realizando essa iniciativa em parceria com esta Casa Legislativa, com as secretarias municipal e estadual da Saúde, da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, como também dos shoppings Jardins e Riomar, Universidade Tiradentes e Tribunal de Justiça”, destacou Goretti.

Na tarde de hoje, será realizado o lançamento oficial na ALESE, com uma palestra explicativa sobre o tema. “Em Sergipe temos diversa entidades que atuam no benefício dessas pacientes, a exemplo da AMO, Mulheres de Peito e Legião de Combate ao Câncer, que receberão os lenços doados”, explicou a parlamentar.

Já na Paraíba, os postos de arrecadação serão instalados na sede da Assembleia (Praça dos Três Poderes); na Ouvidoria da Casa de Epitácio Pessoa (Paraíba Palace) e no Centro Médico da ALEPB (Rua Capitão José Pessoa, S/N, Jaguaribe).

Também já aderiram à campanha as Assembleias do Rio Grande do Norte, e do Maranhão.

Compartilhe!