Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que institui a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama e do Colo do Útero, a ser comemorada anualmente, a partir do primeiro domingo do mês de janeiro. A proposta é de autoria do deputado Sidelvan Nóbrega (PRB) e possibilita à Secretaria de Saúde promover palestras, cursos, distribuir informativos, cartilhas e fazer campanhas de vacinação para prevenção e combate da doença.

Na justificativa da proposição, o parlamentar destaca que o câncer de mama é o segundo tipo de doença que mais atinge as mulheres. Sidelvan ressalta que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 49 mil novos casos e 11,8 mil mortes aconteceram no Brasil em 2010.

“Diz ainda o Inca que, no Brasil, o câncer do colo do útero é a segunda doença das mulheres e quarta causa de morte destas entre 20 a 49 anos. Assim, 4,8 mil falecem e 18.430 ficam doentes a cada ano”, acrescentou o deputado.

Sidelvan Nóbrega ainda lembrou que, apesar de 10% da doença ser hereditária, a cura acontece em 90% nos casos de câncer de mama e em 100% nos de colo do útero se precocemente forem diagnosticados e tratados.

Fonte: Agência ALBA

Compartilhe!