Com o curso “A competência do mestre de cerimônias”, a cerimonialista cearense Norma Zélia Moreira de Andrade, da Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE) abriu, nesta terça-feira (29), os eventos simultâneos na XVI Conferência Nacional da Unale (CNLE). Ela falou sobre etiqueta, descrição, padronização de recepções e procedimentos. O curso, vai até às 17h.

A presidente da entidade, Rosana Brasca Cajuella, falou da importância da abordagem do tema e da escolha do curso: “Esse tema é de extrema importância para todos os cerimonialistas  presente. Precisamos padronizar nossos serviços para conseguir atender bem os nossos legislativos. Esse foi o motivo principal da escolha, dar uma padronização”. Ela aproveitou para convidar os cerimonislistas a se filiarem à entidade.

O presidente da Unale, deputado José Luis Tchê (PDT/AC) e o seu virtual sucessor, o deputado Joares Ponticelli (PP/SC), visitaram a reunião da ABCLE e comentaram o tema da reunião. Para  Tchê, o papel do cerimonialista é fundamental nas assembleias legislativas. “O trabalho de vocês é de extrema importância para nós, deputados. Vocês são responsáveis pelos eventos que promovemos e aperfeiçoar o trabalho de vocês é fundamental”, destacou.

Para Ponticelli, os cerimonislistas foram peças fundamentais na XV Conferência, em Santa Catarina, onde ele foi coordenador da comissão organizadora: “Sem vocês, cerimonialistas, o evento em Santa Catarina não teria acontecido. Esse curso é muito importante, pois investir no cerimonialista, no servidor, é investir no deputado, pois ele será melhor atendido e assistido”, afirmou.

Compartilhe!