São sete estados que, por meio de suas Assembleias, têm promovido a campanha do Janeiro Branco através de variadas ações sociais e com a divulgação de material em seus portais. Neste mês alusivo, o foco da campanha de conscientização é chamar a atenção de todos para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas.

Ações nas Assembleias Legislativas

• ALEAC: Em alusão à campanha ‘Janeiro Branco’, a fachada do prédio ficará iluminada com a cor da campanha durante todo o mês de janeiro. A iniciativa visa chamar atenção da população acreana e incentivar os debates para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas.

• ALEAM: A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promoveu, por meio de uma parceria entre a Diretoria de Assistência Social e Diretoria de Saúde, uma Roda de Conversa sobre saúde mental.

• ALECE: A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), ressalta a importância da campanha Janeiro Branco que foca na relevância dos cuidados da saúde mental. O assunto também tem sido pauta na Alece seja por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio seja por projetos de deputados voltados.

• ALEPA: Uma equipe do Departamento de Bem-Estar Social do Poder Legislativo (DEBS), da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), realizou, um ato de sensibilização pelo Janeiro Branco. A iniciativa de promoção da saúde mental ocorreu no Solar da Beira, localizado ao lado da Feira do Ver-o-Peso, em Belém. Cerca de 50 pessoas foram atendidas em dois dias de ação.

• ALEPR: Durante todo o mês tem sido realizadas campanhas de conscientização da saúde mental na Assembleia Legislativa do Paraná (Alepr) e sobre a importância da prevenção, tratamentos e da necessidade de acesso aos serviços de saúde.

• ALEPI: Ao entrar no site oficial da Casa, já é possível acessar uma matéria instrutiva que destaca a importância da campanha e o passo a passo para se prevenir contra a depressão.

• ALESE: A campanha Janeiro Branco é desenvolvida em todo o país com a finalidade de chamar a atenção da população e das autoridades para as questões relacionadas à saúde mental e emocional. Na Assembleia Legislativa de Sergipe, foi aprovado o Projeto de Lei nº 8.257/2017, que insere o movimento Janeiro Branco no calendário oficial de eventos.

Campanha Janeiro Branco

Criada em 2014, em Minas Gerais, a campanha conta com a participação de diversos profissionais que colaboram promovendo palestras, debates e vídeos informativos sobre a importância do Janeiro Branco. A conscientização já tem grande público em São Paulo, mais de 30 cidades de Minas Gerais e adesão de países como os Estados Unidos, Japão e Portugal.

O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhe!