roraimarosaA Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por meio da Procuradoria Especial da Mulher e do Centro Humanitário de Apoio á Mulher (Chame), promoverá diversas atividades dentro da programação da campanha do Outubro Rosa, que terá início no dia 8 de outubro. O evento, que tem o objetivo de fortalecer as recomendações para o diagnóstico de rastreamento do câncer de mama, será realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Roraima (OABRR). Este ano, 30 instituições são parceiras e estarão envolvidas no trabalho de conscientização sobre o câncer

A coordenadora do Chame, deputada Lenir Rodrigues (PPS), disse que a Assembleia está se preparando para o mês de outubro. “Teremos iluminação cor de rosa na fachada da Assembleia e daremos apoio nas ministrações das palestras nos órgãos públicos e privados. Fomos convidados pela OAB e pela Liga Roraimense de Combate ao Câncer para participarmos de grandes eventos que essas instituições realizarão e vamos colaborar efetivamente dessa campanha”, disse.

A advogada do Chame, Sara Patrícia Farias, afirmou que os técnicos do Chame irão ministrar palestras sobre autoestima e assuntos relacionados à família da mulher com a neoplasia. “As palestras contarão também com a participação da OAB, por meio da Comissão de Saúde da Mulher, que tratará sobre os direitos das mulheres com câncer de mama”, comentou. Ela acrescentou que as palestras poderão ser solicitadas pelas empresas e órgãos públicos junto à coordenação do evento.

Segundo adiantou Sara, durante as reuniões de preparação para o Outubro Rosa a OAB e o Chame observaram a necessidade de solicitar ao Ministério Público Estadual para que seja firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto aos poderes estadual e municipais para melhorar e ampliar os atendimentos nos centros de referência. “A ideia é que haja maior comprometimento no tocante ao atendimento dessas mulheres que precisam fazer exames, em especial no interior do estado”, explicou a advogada.

A programação do Outubro Rosa será aberta no dia 8 de outubro no Centro de Tratamento e Prevenção do Câncer de Colo e de Mama, localizado na avenida Olímpica, no bairro Jardim Tropical. O evento reunirá representantes de todos os órgãos envolvidos na campanha e também terá uma palestra especial sobre o tema.

Show de mulheres – Paralela a programação geral, a Assembleia Legislativa realizará uma atividade específica, cuja data ainda será definida. Trata-se do Show de Mulheres, com apresentações de cantoras regionais. “Será um show para alertar todas as mulheres para fazerem o exame clínico de mama e se necessário a ultrassonografia, a mamografia”, disse a deputada Lenir.

O Show de Mulheres irá também arrecadar alimentos para atender mulheres em situação de vulnerabilidade, para isso, a entrada será 01 kg de alimento não perecível.

Fonte: ALERR

Compartilhe!