O ato de premiação dos agraciados na Mostra Gaúcha – Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema de 2013 está marcado para o dia 24 de outubro. Os vencedores foram escolhidos, em agosto, por uma comissão julgadora no 41º Festival de Cinema de Gramado, e agora receberão seus prêmios na solenidade aberta ao público. O evento começa às 18h30 e a entrada é franca.

A edição deste ano, com 71 inscrições, registrou o maior número de participantes desde a instituição do Prêmio, pela Resolução nº 2.902/04, em 2004. Os 18 curtas selecionados foram exibidos, em duas sessões, durante o Festival de Cinema de Gramado, nos dias 10 e 11 de agosto, no Palácio dos Festivais. Os inscritos concorreram ao prêmio total de R$30.000,00 em 11 categorias: filme, diretor, roteiro, ator, atriz, música, fotografia, montagem, direção de arte, edição de som e produtor. O diferencial observado nessa edição foi o grande número de trabalhos filmados em cidades do interior, como Pelotas, Caxias do Sul, São Leopoldo e Capivari do Sul, além do gênero, a maioria dos filmes foi de ficção, quando anteriormente predominavam os documentários.

O Prêmio é uma parceria entre a Assembleia Legislativa, o Festival de Cinema de Gramado e a Prefeitura Municipal de Gramado, e conta com apoio da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC), do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV) e da Fundação Cinema RS (Fundacine). A iniciativa tem a proposta de estimular a produção de cinema no Estado.

Fonte: Agência ALRS

Compartilhe!