O Plenário elege a nova Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o biênio 2013-2015 nesta quarta-feira (5), às 10h. A eleição da Mesa para o segundo biênio de cada legislatura acontece sempre na primeira quinzena de dezembro do segundo ano legislativo. A posse acontece em fevereiro do ano seguinte, na retomada dos trabalhos do Plenário, também em Reunião Especial.
Até sexta-feira (30/11), nenhuma candidatura havia sido oficializada. De acordo com o Regimento Interno da ALMG, as candidaturas devem ser registradas até duas horas antes da Reunião Especial. Em função disso, nesta quarta-feira, o Protocolo da Gerência Geral de Apoio ao Plenário terá um horário especial de funcionamento, entre 7 e 8 horas, apenas para registro das candidaturas.
A Mesa da Assembleia é uma comissão executiva formada por sete deputados, que tem como tarefas, entre outras, conduzir os trabalhos legislativos, propor alterações no Regimento Interno, promulgar emendas à Constituição, além de orientar os serviços administrativos da ALMG e ordenar despesas.
Os integrantes da Mesa atual são o presidente Dinis Pinheiro (PSDB); o 1º-vice-presidente, José Henrique (PMDB); o 2º-vice-presidente, Inácio Franco (PV); o 3º-vice-presidente, Paulo Guedes (PT); o 1º-secretário, Dilzon Melo (PTB); o 2º-secretário, Alencar da Silveira Jr. (PDT); e o 3º-secretário, Jayro Lessa (DEM).
O Regimento Interno permite a reeleição para todos os cargos da Mesa. A votação é secreta e individual, cargo a cargo, e registrada por meio de cédulas previamente impressas, depositadas em urna. O presidente da Assembléia deve ser eleito pela maioria dos votos dos deputados, ou seja, um mínimo de 39 votos. Os demais membros (1º, 2º e 3o vice-presidentes e 1º, 2º e 3o secretários) precisam de maioria simples. A reunião para eleição é pública e pode ser acompanhada das galerias do Plenário.
Fonte: ALMG