Assembleia goiana lança frente parlamentar pela educação no campo

Em defesa da qualidade de vida e dos avanços das políticas públicas no campo, a Assembleia Legislativa de Goiás lança  a Frente Parlamentar Mista pela Educação no Campo,  nesta segunda-feira (03/10) . O deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO) , irá coordenar os trabalhos.

Em defesa da qualidade de vida e dos avanços das políticas públicas no campo, a Assembleia Legislativa de Goiás lança  a Frente Parlamentar Mista pela Educação no Campo,  nesta segunda-feira (03/10) . De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa,  deputado Mauro Rubem (PT-GO) , os trabalhadores camponeses sofrem com a falta de atenção e acredita que “as políticas estaduais de Educação no Campo e o incentivo técnico financeiro às escolas do Campo são essenciais e emergenciais”.

Para participar deste debate foram convidados representantes do Comitê Estadual pela Educação no Campo no Estado de Goiás, o deputado federal Padre João (PT-MG), Secretaria Estadual de Educação, Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Goiás (Sintego), Ministério Público, Via Campesina, Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica  de Goiás(PUC-GO), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade de Brasília (UnB).

O deputado Mauro Rubem irá coordenar os trabalhos da Frente Parlamentar Mista pela Educação no Campo  e da Subcomissão de Agrotóxicos no Estado de Goiás e afirmou, “há muito descaso com a educação no campo no interior, má qualidade do transporte ou mesmo a falta dele, a falta de estrutura das escolas, os profissionais são mal remunerados, falta de uma grade curricular específica que atenda às especificidades da população do campo entre outras questões. Por isso, reforçaremos a luta e conquistaremos todos os direitos destes cidadãos”.

O Veneno está na Mesa

Após o lançamento desta Frente Parlamentar, às 20h, haverá a apresentação do filme ‘O Veneno está na Mesa’, de Silvio Tendler, lançando o documentário em Goiás. Inserido na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, o filme alerta sobre a utilização de agrotóxicos e afirma que desde 2008 o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos do mundo, cerca de 5 litros anualmente por habitante. A idéia do filme é mostrar à população como a sociedade está se alimentando mal e perigosamente, devido ao modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

Audiência Pública

A discussão sobre as questões do campo continuarão na terça-feira (4). A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa em parceria com a Subcomissão Especial sobre o Uso de Agrotóxicos da Câmara dos Deputados realizam uma audiência pública sobre o uso de agrotóxicos e os impactos dessas substâncias na saúde humana, animal e para o meio ambiente, além de debater sobre a produção de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos e o avanço das políticas de Agricultura Familiar em Goiás.

Para realizar esta audiência foram convidados representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), INCRA, Ministério Público, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Agricultura, Via Campesina, Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER).

Serviço:

Ato de Lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Educação no Campo

Data: 03/10/11 – segunda-feira

Horário: 18h30

Local: Auditório Costa Lima – Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

O Veneno está na Mesa – Lançamento do documentário em Goiás

Data: 03/10/11 – segunda-feira

Horário: 20h

Local: Auditório Costa Lima – Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Audiência Pública: Uso de agrotóxicos e os impactos na saúde humana

Data: 04/10/11 – terça-feira

Horário: 8h30

Local: Auditório Costa Lima – Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Ascom Unale com Wanja Borges e Milene Creti (Alego)

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo