Search
Close this search box.

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro de Apoio às Câmaras (CAC), estará nos dias 13, 14 e 15 de julho nas vilas Jundiá, Equador e Nova Colina, do município de Rorainópolis, distante a 321 quilômetros de Boa Vista, levando aos moradores a realização do Seminário de Formação Política – Cidadania para todos, evento promovido pela ALE-RR em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR).

O evento tem a finalidade de levar informações à sociedade sobre o funcionamento dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como a importância do Legislativo e seu papel ao cidadão. Segundo o coordenador do CAC, Fernando Héder, a expectativa nessa etapa é que participem 100 pessoas no seminário.

“Estamos levando ao conhecimento dessas comunidades diversos temas. Nossa intenção é levar um pouco da história da Assembleia com intuito de “plantar uma semente” para que as escolas possam fazer um trabalho pedagógico com os alunos diante dessas temáticas aplicadas” disse Héder, ao esclarecer que o seminário é direcionado aos prefeitos, vereadores, professores, alunos e a comunidade em geral.

O papel dos poderes constituídos, os símbolos nacionais e estaduais, o voto ético e voto consciente, bem como, o papel do prefeito e do vereador e a Justiça Eleitoral no Brasil e em Roraima são os temas a serem ministrados nas palestras durante esses três dias. No dia 13 serão atendidos os moradores da Vila Jundiá; dia 14 no Equador e dia 15 na Nova Colina.

A ação faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a Assembleia, por meio do CAC, órgão diretamente ligado a Presidência da Casa, e o TRE, dando continuidade ao calendário de atendimento das atividades da Justiça Eleitoral Itinerante. As palestras têm como facilitadores representantes dos dois órgãos.

O vereador Bida Reis (PT), de Rorainópolis, parabenizou a Assembleia por levar conhecimento a população sobre temas importantes, que ajudarão não só os moradores, mas também os políticos que exercem mandatos no interior. “A expectativa é muito grande com a realização do seminário, uma vez que será o momento do município trocar idéias com o estadual, trazendo benefícios para ambos e a comunidade”, disse Reis, ao destacar o papel de cidadania que a Assembleia possibilita ao cidadão.

Municípios
Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Amajari receberam a ação do CAC. Nesses municípios, mais de 300 pessoas foram beneficiadas com os serviços do órgão. Depois de Rorainópolis, Caracaraí será o próximo município a receber as atividades de cidadania realizada, fechando o ciclo de palestras no interior, com data prevista para agosto, nas Vilas Novo Paraíso, Itã e Vista Alegre.

Fonte: Agência ALE-RR

Compartilhe!