A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prepara uma série de atividades para celebrar o Dia do Barroco Mineiro, na próxima segunda-feira (18). Instituída pela Lei 20.470, de 2012, a comemoração foi motivada por iniciativa do Parlamento mineiro, a partir do Projeto de Lei (PL) 3.396/12, de autoria do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP).

Na programação, está prevista uma Reunião Especial de Plenário, às 20 horas, quando acontece, também, a posse da comissão curadora, responsável pelas comemorações do bicentenário da morte de Aleijadinho, em 2014. A reunião também vai marcar o lançamento da edição póstuma do último número da Revista Barroco, criada pelo poeta e ensaísta mineiro Affonso Ávila, falecido em 2012.

Durante a Reunião Especial, será lançado um selo comemorativo do bicentenário de Aleijadinho. Também haverá uma apresentação artística do músico Celso Adolfo, acompanhado pelo cravista Antônio Carlos Magalhães. Além disso, poderá ser vista na ALMG a exposição Barroco Mineiro – Fragmentos, com obras de Carlos Bracher, da coleção da Revista Barroco e também peças de Aleijadinho que pertencem ao Museu Mineiro.

No dia 25 de novembro, acontece uma edição especial do programa Segunda Musical, com apresentação da Orquestra Minas Barroca. O espetáculo será no Teatro da Assembleia, a partir das 20 horas, e terá entrada franca.

Fonte: Agência ALMG

Compartilhe!