Artagão Júnior abre oficialmente a XVII Conferência Nacional da Unale

26179aO presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Artagão Júnior (PMDB/PR), abriu, na noite desta quarta-feira (22), oficialmente, a XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos (CNLE). O deputado paranaense ressaltou o integral apoio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), cujo trabalho e dedicação asseguraram a realização da Conferência no Centro de Convenções de Pernambuco.

A XVII CNLE tem como tema “Os desafios para o futuro que queremos”, e debate o equilíbrio federativo e o desenvolvimento sustentável, a economia globalizada e seus efeitos na política nacional entre outros temas. Deputados estaduais brasileiros e parlamentares de outros países e demais inscritos, que somam mais de 1.400 participantes, vão se dedicar, até a próxima sexta-feira, à discussão desses temas.

Estiveram presentes à abertura da Conferência o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o vice-governador, João Lyra Neto; o  prefeito de Recife, Geraldo Júlio; o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa; o deputado federa Beto Albuquerque, representante da Câmara Federal e o vereador Vicente André Gomes, presidente da Câmara Municipal de Recife, além de representantes de 20 Assembleias Legislativas.

Artagão Júnior destacou as lutas empreendidas pela Unale nos últimos anos, em especial em defesa da renegociação da dívida dos Estados com a União e pela unificação das eleições no país. Guilherme Uchôa falou do orgulho de Pernambuco em receber, 14 anos depois, mais uma reunião da Unale. O governador Eduardo Campos enfatizou a luta dos deputados pela redemocratização do país e acentuou que “são os políticos os que mais próximo estão em relação às agruras vividas pelo povo brasileiro”.

O presidente da Unale fez, ainda, a entrega da comenda da entidade ao governador e ao presidente do legislativo pernambucano; aos ex-presidentes da Unale, José Luis Tchê e Joares Ponticelli e ao vice-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, conselheiro Sebastião Helvécio.

Em seu discurso, o governador Eduardor Campos, destacou a importância dos parlamentares estaduais no desenvolvimento regional e no  processo democrativo. “A defesa de bandeiras, como a revisão do pacto federativo, a segurança e saúde pública  são alguns dos temas que sei que os deputados estaduais brasileiros defendem”, afirmou.

Programação

O ciclo de palestras começou na manhã desta quarta-feira (22). O ex-ministro e presidente da União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Odacir Klein, falou sobre “Sustentabilidade, agroenergia e alimentos”. Em seguida, foram debatidos “Alterações climáticas e seus efeitos”, “Desafios para o aumento da produção de alimentos”, “Preservação dos recursos naturais na era do consumo” e “Destinação dos resíduos”.

Nesta quinta-feira (23), a jornalista Cristiana Lobo fala às 9h sobre “Economia globalizada e seus efeitos na política nacional”. A seguir, o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, fala sobre “O Recife que queremos para o futuro”. À tarde, a partir de 14h, será a vez de o governador Eduardo Campos discorrer sobre “Equilíbrio federativo e desenvolvimento sustentável”.

Duas outras palestras marcam o encerramento da Conferência na sexta-feira (24). O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Ricardo Nicolau, faz apresentação sobre “Gestão legislativa com a implantação do CCOTI e Certificação ISO 9.000, 14.000 e 18.000”. Em seguida, Clayton Conservani faz palestra sobre “Limites extremos”. A eleição da nova diretoria da Unale para 2013/2014 encerra o evento.

Foto: Rinaldo Marques

Compartilhar
Notícias Relacionadas
ALEGO: Prevenindo as queimadas

Campanha educativa da ALEGO com intuito de envolver a comunidade na luta contra as queimadas promoveu palestra em escola da Capital goiana

Pular para o conteúdo