Usar de forma cada vez mais efetiva e eficiente as novas tecnologias para aprimorar os serviços prestados aos parlamentares no desempenho das suas atividades. Este foi um dos principais assuntos discutidos durante o encontro da Associação Nacional dos Consultores Legislativos (ANACOL), que aconteceu nesta quarta-feira (09.11.2022), na Arena Pernambuco. O encontro fez parte da programação da 25ª Conferência Nacional da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que tem como tema central “Rumo ao Parlamento do Futuro” e acontece até a próxima sexta-feira.

Para discutir formas de melhorar os trabalhos a partir do uso adequado das novas tecnologias, os consultores trabalharam o tema “A Consultoria Legislativa em Tempos de Conectividade 5G”. Para o presidente da ANACOL, Josimar Oliveira, a tecnologia 5G tem trazido mais facilidade na comunicação e por isso vai ajudar muito para aprimorar os serviços dos consultores e promover maior interação entre as casas legislativas. “Com o 5G, podemos prestar melhores serviços e valorizar a carreira dos consultores”, acredita.

O secretário-geral da ANACOL, Edecio Lima, acredita que, com as tecnologias que estão surgindo, será possível dar respostas mais rápidas às demandas e isso vai facilitar o trabalho de todos. “O parlamentar do futuro quer as coisas na palma da mão. O trabalho precisa ser cada vez mais rápido e com maior qualidade. Com o 5G é possível receber informações de forma rápida e sem limitações”, destacou Lima, lembrando que o teletrabalho também será facilitado.

O consultor e palestrante Alexandre Vasconcelos, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), acredita que uma das maiores dificuldades da categoria é ter acesso à informação, e a chegada de novas tecnologias vai ajudar a resolver parte dos problemas do dia-a-dia. ”Há muitos cruzamentos de dados que o ser humano sozinho não pode fazer. As novas tecnologias vêm para ajudar. O nosso desafio é ter mais acesso à informação pública estruturada”, enfatizou.

No final do encontro, os participantes elegeram a nova diretoria da ANACOL, que terá como presidente, a partir de agora, Edecio Lima, que está deixando a secretaria-geral.

Por Carlos Sinésio

Compartilhe!