dep_um_diaA Sessão Plenária do Estudante ocorre segunda-feira (9) como parte das atividades do 43º Deputado Por Um Dia (DPD), que ocorrem durante todo o dia no Palácio Farroupilha. O programa foi criado em 1999 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) e é desenvolvido por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan. A partir das 8h30 serão recebidos os Projetos de Lei e às 9h30 haverá a abertura oficial, no Teatro Dante Barone, realizada pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Gilmar Sossella (PDT), e presidente da Escola do Legislativo, deputado Vinicius Ribeiro (PDT).

De acordo com o presidente da Escola do Legislativo, o “programa é uma oportunidade para que o jovem deputado por um dia transforme aquilo que não concorda e materialize, através dos projetos de lei, o que é preciso melhorar no estado”. A Sessão Plenária do Estudante será realizada às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro, com a participação de cinco escolas.

Após a abertura oficial, no Dante Barone, será apresentado o espetáculo teatral Exército de Sonhos, do Projeto Vida Urgente – Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Para as 11 horas está agendada a reunião de líderes, que ocorrerá na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa.

PROJETOPS DE LEI – Os Projetos de Lei (PLs) elaborados pelos alunos passaram pela análise da Consultoria Legislativa do Parlamento – ligada à Superintendência Legislativa da ALRS. Eles foram elaborados pelos alunos e professores das cinco escolas sorteadas para o DPD. A Escola Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, de Paraído do Sul (Partido Afonso Pena – PAP), criou PL que dispõe sobre a instalação de lixeiras ecológicas nas escolas da rede de ensino público estadual do Rio Grande do Sul. Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Inês, de Santo Antônio da Patrulha (Partido Jovens Conscientes – PJC), defende a criação do Projeto “Diretor por um dia” nas Escolas da Rede de Ensino Público Estadual do Rio Grande do Sul.

O projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Souza Netto (PSN), de Alpestre, cria a Semana da Consciência Cidadã e Democrática, visando educar as crianças e jovens para o exercício consciente de sua cidadania. Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Mario Quintana (Partido Inovador Juvenil – PIJ), de Bagé, apresenta PL que institui o “Dia do Protagonismo Estudantil” nas Escolas da Rede de Ensino Publico Estadual do Rio Grande do Sul. A itnenção, segundo a justificativa, é dar início a movimentos de incentivo aos hábitos de estudo através da participação crítica, criativa e efetiva do aluno neste processo. E a Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Bertholdo (União Jovem – UJ), de Farroupilha, criou PL que autoriza o Governo do Estado, em cooperação com as Prefeituras Municipais, a criar escolas públicas de música no Estado do Rio Grande do Sul.

O Deputado Por Um Dia tem o objetivo de aproximar o Parlamento da sociedade, formar para a cidadania, educar para a democracia, motivar a descoberta de jovens líderes e mostrar como a atuação do Legislativo ocorre na sociedade democrática ao explicar, entre outras questões relativas à atividade parlamentar, os desafios e os limites de atuação dos deputados estaduais. Em virtude das iniciativas promovidas por meio do DPD, em 2013 a Assembleia Legislativa foi reconhecida com o troféu Top Cidadania ABRH-RS.

Fonte: Agência ALRS

Compartilhe!