A semana no Parlamento gaúcho começa com a realização, nesta segunda-feira (14), do seminário nacional sobre a Renegociação das Dívidas dos Estados com a União, iniciativa que integra os Grandes Debates. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por meio da Presidência da Casa e da Comissão Especial da Dívida Pública do Estado do Rio Grande do Sul, pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), representada por seu presidente, José Luis Tchê (PDT/AC) e pelo Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas.
Confira a agenda desta segunda-feira:
Presidência
O presidente da ALRS, deputado Alexandre Postal (PMDB), participa da reunião ordinária da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) às 10h, no Gabinete da Presidência.
Comissões parlamentares
A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Cassiá Carpes (PTB), realiza audiência pública, na Câmara Municipal de Canguçu, às 9 horas, para tratar dos problemas de sinal de telefonia móvel e banda larga nos municípios que compõem a Azonasul: Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul e Turuçu. O debate foi solicitado pelo deputado Pedro Pereira (PSDB).
A Subcomissão para tratar das Concessões de Rodovias, ligada à Comissão de Segurança e Serviços Públicos e relatada deputado Gilmar Sossella (PDT), realiza audiência pública, às 14 horas, na Câmara Municipal de Campo Bom.
Seminário nacional
A Renegociação das Dívidas dos Estados com a União será tema de seminário nacional que, no dia 14, reunirá autoridades e especialistas no assunto a partir das 14h, no Plenário 20 de Setembro. A realização do evento é da Assembleia Legislativa, por meio da Presidência da Casa e da Comissão Especial da Dívida Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Unale e do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas. A atividade é gratuita e aberta ao público e integra os Grandes Debates do Parlamento gaúcho.
Programação
14h – Solenidade de abertura com a presença de autoridades
15h – Painel: A situação da dívida do Estado do Rio Grande do Sul
15h30 – Painel: A necessária repactuação da dívida dos Estados com a União
16h – Painel: Proposta atual de renegociação das dívidas dos Estados
16h30 – Painel: O papel das Assembleias Legislativas nessa discussão
17h – Considerações finais
18h -Encerramento
Bancada gaúcha
Às 14h, no Espaço de Convergência do Fórum Democrático Deputado Adão Pretto, ocorre reunião da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional.
Exposições
O Espaço Novos Talentos da Assembleia Legislativa abriga a mostra “Releitura de Giorgio de Chirico”. A exposição reúne vinte colagens produzidas por jovens que participam do projeto “Sensibilizando o Olhar Para a Arte e a Arquitetura”. Tal projeto integra as ações do Projovem, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e executado pela Prefeitura de Porto Alegre. A exibição das obras pode ser apreciada gratuitamente de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, até 18 de maio, no acesso da entrada principal da Assembleia Legislativa.
A mostra “Atores Urba[nus]” apresenta fragmentos da construção cênica tendo como cenário os espaços da cidade. As imagens, captadas pelas lentes e o olhar do fotógrafo Fernando Pires, podem ser apreciadas até 31 de maio, na Sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara. As fotos traçam uma retrospectiva das três últimas edições do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, realizada no Centro Municipal de Cultura. A exposição, com entrada franca, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.
Concurso de Poesia
Autores de poesias dedicadas às causas sociais e aos direitos das mulheres podem concorrer ao Prêmio Lila Ripoll. O regulamento completo pode ser acessado pelo portal da Divisão de Prêmios (www.al.rs.gov.br/premios). As inscrições podem ser feitas até 30 de maio, por correspondência ou pessoalmente, na Divisão de Protocolo, que fica no prédio anexo da Assembleia Legislativa.
Lírica Feminina
Até 31 de julho, mulheres que trabalham na Assembleia Legislativa podem se inscrever no projeto Lírica Feminina, que vai reunir poesias de deputadas, servidoras e estagiárias do Parlamento em uma obra que será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre. Interessadas em participar devem enviar até três poemas, com temática livre, paradrpac.biblioteca@al.rs.gov.br, informando os respectivos títulos, nome completo da autora, telefone, e-mail e setor de lotação. Mais informações pelo telefone 3210-2983.
Autores ALRS
Deputados e servidores do Parlamento que escreveram ou participaram de publicações literárias ou acadêmicas estão convidados a contribuir para a coleção “Autores ALRS”. Até o dia 30 de setembro, a Biblioteca Borges de Medeiros estará recebendo e organizando os primeiros exemplares das contribuições. O material será reunido e preservado no acervo físico. Além disso, a gestão e disseminação desse conteúdo prevê a formação de um repositório na Biblioteca Virtual (www.al.rs.gov.br/biblioteca). Informações pelo ramal 2983 ou pelo e-maildrpac.biblioteca@al.rs.gov.br.
Fonte: Site da ALRS