A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) lança nesta quinta-feira (3) a campanha Outubro Rosa, que pelo primeiro ano integra o calendário institucional da Casa e se une ao movimento internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama. O lançamento ocorrerá em sessão especial a partir das 15h, no Plenário José Mariz.

A ação tem o objetivo de sensibilizar a população para a prevenção do câncer de mama, cujo símbolo é um laço na cor rosa, que será distribuído com os cidadãos. No projeto foi incorporada ampla divulgação sobre direitos do cidadão, conforme Lei Federal, que trata da efetivação de ações de saúde que assegurem prevenção, detecção e tratamento do câncer. Esses procedimentos, garantidos no Sistema Único de Saúde (SUS), podem ser efetivados através da organização e participação voluntária de médicos, profissionais de saúde e população interessada.

Durante todo o mês de outubro o edifício sede da Assembleia Legislativa e seus anexos serão iluminados pela cor rosa. Os prédios, o portal e as redes sociais também se vestirão de rosa para chamar a atenção para a necessidade da prevenção da doença e para o problema.

A Assembleia vai promover debates e palestras sobre a campanha, como também apoiar iniciativas para a conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce. O Poder Legislativo estadual vai adotar medidas no sentido de incentivar os demais poderes e Câmaras Municipais a promoverem eventos com esse objetivo.

Fonte: Agência ALPB

Compartilhe!