Durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (8), os parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba usaram a tribuna para prestar homenagens às cidadãs paraibanas no Dia Internacional da Mulher.
O presidente Adriano Galdino foi o primeiro a discursar, destacando as lutas diárias contra formas de violência diversas, explícitas ou não, e contra a opressão. “É preciso que o poder público, que nós tenhamos consciência de criar leis e mecanismos para cada vez mais diminuir as desigualdades, o machismo e para que as mulheres tenham direitos iguais. A vocês mulheres, todas as nossas homenagens, reverência e felicitações pelo seu dia”, afirmou o presidente da Casa de Epitácio Pessoa.
O deputado Emano Santos também usou a tribuna para destacar a importância da mulher na sociedade. De acordo com o parlamentar, o dia 8 de março é uma data especial e dia de comemorar pelas batalhas conquistadas. “Quero estender a minha homenagem a todas as mulheres da cidade de João Pessoa e de todo o estado da Paraíba. As mulheres têm muito a contribuir para as mudanças da dolorosa realidade que a sociedade vive hoje com tanta violência, com tanto desamor, crueldade, desenganos e decepções. Desejo que as mulheres continuem contribuindo para que todos possam viver felizes e em paz”, disse o deputado.
O projeto que institui o ano de 2016 como o “Ano de Empoderamento da Mulher na Política e no Esporte”, de autoria da deputada Daniella Ribeiro, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Para a deputada Daniella, o objetivo é chamar atenção para a necessidade que a mulher tem de compreender a sua força. O Ano do Empoderamento é um projeto nacional, que a deputada apresentou à ALPB com o objetivo estimular a participação da mulher na sociedade. “A gente trás este projeto para o âmbito do estado da Paraíba no sentido de incentivar a necessidade da participação da mulher no âmbito empresarial, no âmbito da economia, economia esta que ela trás através de seu trabalho e de sua força”, afirmou Daniella Ribeiro.
A presidente da Comissão de Direitos da Mulher, Camila Toscano, declarou que a comissão tem trabalhado na realização de audiências e debates importantes a respeito dos problemas da mulher paraibana. “Tenho essa preocupação nos meus projetos de lei e em meus requerimentos de olhar um pouco o lado feminino, pois acho que temos que redobrar os cuidados com a mulher paraibana”, ressaltou.
Fonte: ALPB