A tecnologia pode ser uma ferramenta que traz melhorias para a mobilidade urbana. O conceito que abarca essa ideia é o de cidades inteligentes. Manuel Alsaverri Ferrer, consultor estratégico da Indra, companhia global de tecnologia com sede da Espanha, explica que essas cidades fazem uso pleno das capacidades tecnológicas para ampliar a qualidade de vida da sua população. “Esses locais requerem uma mobilidade inteligente, que segue um modelo interconectado, dinâmico, em rede, no qual as informações circulam”.
Os temas das cidades inteligentes e do uso de tecnologias serão abordados no evento Mobilidade Urbana – Construindo Cidades Inteligentes, que será realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), previsto para o fim deste primeiro semestre.
“Cidade inteligente é a que otimiza a capacidade da infraestrutura já existente. Com o uso inteligente de tecnologias, o mesmo número de ruas suporta muito mais automóveis, ônibus ou VLTs, além de veículos limpos, como as bicicletas e outras opções leves de transporte”, afirma economista e gerente de Novas Tecnologias da IBM, Cezar Taurion, em sua série Cidades Inteligentes.
Fonte: Agência ALMG