alespDesafogar os Centros de Controles de Zoonoses e proporcionar condição de vida mais digna para animais é o que pretende o Programa Estadual Adote um Animal, projeto de lei 710/2019, que tramita na Assembleia por proposição do deputado Márcio da Farmácia. 
O projeto quer criar mecanismos mais eficazes para incentivar a adoção. Ao mesmo tempo, a proposta vai oferecer recursos para não onerar o poder público nessas ações, garantindo que pessoas físicas e jurídicas que apoiam a causa animal realizem ações eficazes em parceria com municípios. 
O Adote um Animal tem o intuito que campanhas educacionais sejam realizadas onde médicos veterinários poderiam atuar com serviços de castração e diagnóstico de doenças, conseguindo em troca uma ampla publicidade de suas clínicas. Pet shops participantes de uma ação educacional ofereceriam banho e tosa, recebendo incentivo de exposição de sua marca. O mesmo poderia ocorrer com empresas fabricantes de ração e acessórios para cães e gatos. 
Nas feiras, as entidades participantes poderiam ainda realizar um cadastro de todos os receptadores. Essa medida permitiria um acompanhamento pós-adoção e material para serem realizadas outras medidas educativas no futuro. 
A proposta estabelece que todos os animais para adoção precisam estar vermifugados e vacinados. A pessoa que adotaria também receberia um certificado com informações da procedência do bichinho.

Fonte: ALESP
Compartilhe!