O governador Geraldo Alckmin sancionou a Lei 16.285, que institui a Semana de Conscientização da Síndrome de Down no Estado de São Paulo. A campanha é uma proposta do deputado Roberto Engler (PSDB). A norma foi publicada no Diário Oficial do último dia 18 de julho.

A Semana de Conscientização da Síndrome de Down deve ser realizada anualmente, coincidindo com o Dia Internacional da Síndrome de Down, que é 21 de março. A campanha vai ter como objetivo a conscientização e a compreensão da disfunção genética e a inclusão da pessoa com síndrome de Down.

“Acreditamos que a campanha pode trazer a discussão da síndrome de Down para o dia a dia das pessoas, mostrando que é algo natural e combatendo qualquer tipo de discriminação. Seria muito bom que o tema fosse trabalhado com o público das crianças e jovens, para que possa ajudá-los a entender o assunto”, disse Engler.

A Down Syndrome Internacional propôs 21/3 como Dia Internacional da Síndrome de Down porque a data, que em inglês se grafa 3/21, remete à trissomia do cromossomo 21, alteração genética causadora da síndrome e oriunda de um erro na divisão celular embrionária.

Engler elaborou a proposta depois de sugestão do vereador francano Adérmis Marini, autor de matéria semelhante em âmbito municipal.

Fonte: ALESP

Compartilhe!