A fim de homenagear o mês da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) exibe a mostra “Pretarte – a alma do povo”, com fotografias que retratam a luta por respeito e dignidade. As 28 obras do fotógrafo Osmar Dias Moura apresentam diferentes artistas negros: atores, músicos, dançarinos, modelos e educadores.
Osmar trabalha com textos e fotografias de arte e cultura negra, mas tem focado em colaborar com a divulgação de artistas negros que não conseguem sobreviver somente da arte. “Vários deles não contam com espaço para mostrar seu trabalho na grande mídia. Resolvi fotografá-los para fazer os posts no meu blog, que inspirou essa mostra”, explica o fotógrafo.
O artista começou a fotografar há cinco anos, sempre próximo aos elementos da cultura afro. “Como é esse o ambiente que frequento, comecei naturalmente. Antes era apenas um hobby”, conta. Ele também ressalta a importância da resistência do povo negro: “Apesar de todo o potencial e talento, nós negros somos sempre colocados em segundo plano. Precisamos brigar e batalhar para conseguir nossos espaços”.
Um bate papo no lançamento da exposição envolveu os protagonistas das fotografias que compõem a mostra. São artistas da dança, do teatro, da música e da moda, embora as suas profissões não tenham relação direta com o talento que os une.
Sérgio de Oliveira, músico e especialista em tecnologia, acredita que o “olhar fotográfico” do artista tem a intenção de captar a emoção. “A proposta de Osmar Moura é muito interessante porque consegue destacar a negritude não somente na arte, mas nas tecnologias e na área médica e odontológica”, fala.
Para a escritora, socióloga e educadora Neide Almeida, a arte é um importante meio de expressão e conhecimento de outras culturas. “Quando falamos de consciência negra, estamos falando da compreensão de toda a sociedade, incluindo a relação entre negros e não negros.”
Exposição “Pretarte – a alma do povo negro”
Artista: Osmar Dias Moura
Período: Até 23/11