Search
Close this search box.

O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Laranja, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a leucemia -tipo de câncer no sangue- e a importância da doação de medula óssea. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já aprovou leis sobre o tema e tem propostas dos parlamentares em andamento.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, foram diagnosticados 10.810 novos casos de leucemia no Brasil, sendo que 5.920 foram registrados em homens e 4.890 em mulheres. O número registrou aumento de 31,8% em relação a 2019, que teve 7.370 casos.

A doença

A leucemia é um tipo de câncer no sangue. Sua origem está na medula óssea, que provoca um crescimento rápido e anormal das células do sangue, os chamados leucócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo. O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames como o hemograma, ou então os exames de medula óssea, que é o mielograma, imunofenotipagem e cariótipo.

Existem 12 tipos de leucemia. Os quatro principais são a leucemia mieloida aguda (LMA), a leucemia mieloida crônica (LMC), a leucemia linfoide aguda (LFA) e a leucemia linfoide crônica (LFC). Os sintomas da doença são cansaço, queda de imunidade, hematomas, sangramentos espontâneos, anemia, febre e fadiga.

Fonte: Alesp
Compartilhe!