a315a9bc718ed3c6a7161a0af5c45e7c6fc63956Realizado pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc), o Movimento Outubro Rosa busca anualmente intensificar o acesso a informação e a celeridade no processo para realização de exames, com foco na redução da mortalidade decorrente do câncer de mama. Para isso, a iniciativa tem como meta chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce.
Dentro desse engajamento, a Amucc promoveu nesta quinta-feira (19) um trabalho de divulgação no centro de Florianópolis. Com uma unidade móvel instalada em frente ao principal terminal da cidade, a equipe formada por voluntários da associação, em parceria com a Escola Pró-saúde, ofereceu alguns serviços de saúde, como a medição de pressão e orientação básica para a realização do autoexame. Além dos serviços, os voluntários aproveitaram para entregar folderes, com informações sobre o que é a doença, como prevenir e o tratamento.
Na condição de voluntária da Amucc, Cleusa Maria Costa ressaltou a importância do trabalho de divulgação, lembrando que a iniciativa faz com que as mulheres se atentem para a doença. “Com esse incentivo à prevenção, as mulheres descobrem a importância de fazer o rastreamento mamográfico anual, a partir dos 40 anos de idade.”
Considerando que no Brasil 57 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados por ano, e que a doença é a causa que mais mata mulheres, os organizadores do movimento promovem novas ações que possam conscientizar, cada vez mais, mulheres a realizarem os exames, entre eles o autoexame.

Doação de lenços
Neste ano a doação de lenços é uma das novidades, entre as ações, da Campanha Outubro Rosa. Idealizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), a ação Doe Lenços, visa arrecadar lenços para serem destinados a pacientes com câncer que perderam seus cabelos ao longo do tratamento quimioterápico. Por isto, a ALESC estará recebendo doações de lenços novos ou usados, no Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa, em Florianópolis, até o dia 27 de outubro. Após o termino do prazo para doação, os lenços serão entregues a uma instituição nos dias 30 e 31 de outubro. A instituição contemplada com a doação será indicada pela Comissão de Saúde do Parlamento.

Fonte: ALESC
Compartilhe!