A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou esta semana um requerimento para realização do 1º Seminário Estadual de Práticas Exitosas. O evento está agendado para o dia 8 de outubro, no Auditório Deputada Antonieta de Barros.
De acordo com o presidente do colegiado, deputado Doutor Vicente Caropreso (PSDB), a proposta é divulgar diversas iniciativas bem-sucedidas voltadas à política de atendimento à criança e ao adolescente em Santa Catarina. “Temos entidades não governamentais, órgãos públicos e empresas que se notabilizaram por fazerem bons projetos nessa área. Precisamos parabenizá-los, mas, sobretudo, divulgar a existência dessas ações para estimular a colaboração da sociedade no sentido de prevenção da desagregação familiar, da delinquência, do envolvimento com drogas.”
O parlamentar citou o projeto Novos Caminhos, desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). A iniciativa proporciona aos adolescentes que vivem em abrigos oportunidade de qualificação profissional. Doutor Vicente também destacou o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar.
Os membros da comissão aprovaram, ainda, requerimento de convite ao diretor do Departamento de Administração Socioeducativo (Dease) em Santa Catarina, Roberto Lajus, para participar de reunião do colegiado, em data a ser definida. Ele deve prestar esclarecimentos sobre a estrutura do sistema socioeducativo, a necessidade de concurso público para suprir a demanda de pessoal e a reclamação por parte de organizações não governamentais quanto ao atraso no repasse de verbas do Estado.
A reunião também contou com a participação dos deputados Ricardo Guidi (PPS), Mauro de Nadal (PMDB) e Neodi Saretta (PT).
Fonte: Agência ALESC