303aa177748adc0f2498ca4145237f2fbce1fbc5Um ato realizado na manhã da segunda-feira (13) no setor de voluntários do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis, marcou a entrega dos donativos arrecadados no âmbito da campanha “Doe Lenços”, realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina entre os dias 16 e 27 de outubro.

A campanha é uma iniciativa da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e contou com a adesão de diversos parlamentos estaduais.

Em Santa Catarina a mobilização esteve a cargo da Comissão de Saúde, que entregou os 60 lenços arrecadados à Associação dos Voluntários do Cepon (Avoc).

Para Genair Bogoni, assessora técnica do colegiado, além de um gesto de solidariedade, as doações servirão como um incentivo às pessoas que estão fragilizadas em função da doença. “A Avoc faz um trabalho belíssimo e a ideia é justamente possibilitar que as mulheres façam quimioterapia, no qual perdem todo o cabelo, tenham um lenço para que possam melhorar um pouco a autoestima, o psicológico, e assim até potencializar o tratamento.”

Os lenços foram recebidos pela vice-presidente Avoc, Cláudia Amendola, que agradeceu a contribuição com o trabalho realizado pela entidade. “Esse gesto é super importante para nós, pois aqui qualquer doação é super bem-vinda e com certeza vai faz a diferença”, disse na ocasião.

Fundada em 2014, a Avoc é uma entidade filantrópica baseada no voluntariado e atualmente conta com 60 participantes. Além de lenços, a associação também recebe cabelos humanos para a confecção de perucas, aceitando ainda como donativos cachecóis, mantas de lã, bonés e gorros. Esses acessórios têm maior rotatividade e, por isso, as doações são mais necessárias.

Como contribuir
As doações podem ser feitas diretamente no Serviço de Terapia Ocupacional ou na sala do voluntariado do Cepon, localizado na Rodovia Admar Gonzaga, 655, bairro Itacorubi, em Florianópolis. A Avoc atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A entidade também pode ser contactada pelo telefone (48) 3331-1429 e pelo e-mail avoc.cepon@gmail.com.

Fonte: ALESC
Compartilhe!