Objetivo do evento é apresentar aos novos parlamentares a estrutura da Casa, a organização administrativa e o funcionamento dos dispositivos digitais
Em fevereiro deste ano 16 novos deputados estaduais começarão a exercer seus respectivos mandatos na Assembleia Legislativa (Ales). Para facilitar a adaptação dos parlamentares aos meandros do Poder Legislativo estadual será realizado um seminário voltado para apresentar a Casa do Povo aos eleitos. O evento ocorre na segunda-feira (9), das 9h30 às 17 horas, no Plenário Dirceu Cardoso.
Além do parlamentar, podem participar dois assessores escolhidos por cada um deles. Vários servidores efetivos e comissionados ministrarão palestras sobre os diversos setores da Casa. Dentre os assuntos a serem abordados estão o funcionamento do Ales Digital (sistema de tramitação de processos eletrônicos), do painel eletrônico do plenário onde ocorrem as sessões e o uso dos terminais de votação, o Regimento Interno e o exercício da função fiscalizadora dos deputados.
O secretário-geral da Mesa Diretora, Carlos Eduardo Casa Grande, esclarece que a ideia do seminário surgiu nos anos 2000 e que o evento cresceu ao longo dos anos, passando a contar com a participação de cada vez mais setores da Assembleia. “Foi ficando mais encorpado, passou a envolver a Comunicação, a parte administrativa e financeira, a estrutura de gabinetes etc”, diz.
De acordo com o servidor, pela manhã as palestras serão mais voltadas para a parte legislativa, já no período da tarde os servidores vão apresentar a estrutura administrativa. “Eu vou falar mais do básico do regimento, do que é mais demandado, da tramitação de proposições e vou oferecer um material para eles consultarem. É um treinamento para os novos parlamentares”, frisa.
Para a diretora-geral da Ales, Tatiana Soares de Almeida, o seminário é uma oportunidade de proporcionar aos parlamentares conhecimento prévio das diversas áreas do Poder Legislativo. “Ele aborda diversos temas, desde o processo legislativo até o funcionamento do Ales Digital. Essa iniciativa promove um acolhimento dos deputados e informações que vão facilitar a agilidade do funcionamento do gabinete e do exercício do mandato parlamentar”, afirma.
Em sua palestra Tatiana vai explicar a estrutura administrativa do Legislativo estadual. “Vou apresentar aos novos parlamentares e aos assessores algumas normas e procedimentos que facilitam o entendimento de como funciona a Ales. Vamos familiarizá-los com procedimentos relacionados a cotas, veículos, a estrutura de gabinete e patrimônio. Apresentar as diretorias e mostrar nosso organograma”, detalha.
Outros servidores da Casa, como Luciano Barbosa, Marcos Aquino e Miguel Amm vão tratar de temas do dia a dia dos parlamentares, como o uso do painel eletrônico, protocolo de projetos no Ales Digital e a formação de comissões na Assembleia. Alex Pereira apresentará a Secretaria de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos; já o procurador-geral da Casa, José Arimathéa, é encarregado de falar sobre a Procuradoria; e Margô Devos sobre a Secretaria de Comunicação Social.
Fonte: ALES