Para auxiliar na segurança dos passageiros e funcionários do transporte coletivo do sistema Transcol, coibir e combater os assaltos em ônibus, o Projeto de Lei (PL) 14/2017, determina a instalação de botão do pânico no interior dos veículos. A iniciativa do deputado Euclério Sampaio (PDT) foi aprovada na sessão da quarta-feira (13) e segue para posicionamento do Executivo.
O sistema de segurança, quando acionado, deverá emitir no painel digital exterior do veículo, na frente e na traseira, a mensagem “Socorro. Assalto. Ligue 190”. De acordo com a proposição, o dispositivo de alerta deve rá ser instalado em vários pontos do interior do carro e ao alcance do motorista, cobrador e passageiros.
O deputado entende que a sensação de insegurança e vulnerabilidade dos passageiros é intensa. Segundo ele, essa situação “pode ser atenuada se os coletivos contarem com o botão do pânico para emitir o alerta a quem se encontra próximo ao ônibus, desse modo tornar a abordagem das autoridades de segurança mais ágil e eficiente”, defendeu Euclério Sampaio.
Fonte: ALES