O Projeto de Lei (PL) 418/2020 institui a Plataforma Digital Integrada de Banco de Vagas de Emprego, um site para que as empresas divulguem suas demandas e os interessados possam se cadastrar e ser avisados de oportunidades em sua área de atuação.

A plataforma deverá ter acesso grátis e o contato entre empresas públicas ou privadas e o candidato ao emprego poderá ser feito diretamente por meio dos dados fornecidos na plataforma.

Para o autor do PL, deputado Marcos Garcia (PV), este modelo está em consonância com a realidade imposta pela pandemia, que restringe a viabilidade de entrevistas presenciais entre empregador e candidatos à colocação no mercado.

“Esta facilidade de interação entre as ofertas de vagas disponibilizadas pelas empresas, o cadastro que o cidadão pode fazer no próprio site e o acompanhamento e seleção virtual vão diminuir o distanciamento que a pandemia provocou”, afirmou Garcia.

Tramitação

Antes de ir à votação no Plenário, as comissões de Justiça, Cidadania e Finanças deverão analisar a proposta. Se aprovada e virar lei, a matéria deverá ser regulamentada pelo Executivo.

FONTE: ALES
Compartilhe!