corpo_33286_ordinaria14092016telmafreitaspimentareinaldocA médica psiquiatra Telma Freitas Pimenta, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), é a convidada da Comissão de Saúde e Saneamento desta terça-feira (12). Ela vem ao colegiado ministrar uma palestra sobre a campanha “Setembro Amarelo”, que prega a valorização da vida e a prevenção do suicídio. O encontro ocorre às 9 horas, no Plenário Rui Barbosa, com transmissão ao vivo pela TV Ales.

“Nós vamos falar sobre a prevenção do suicídio, apresentar dados e mostrar que existe tratamento. Noventa e sete por cento dos suicidas possuem algum tipo de transtorno mental, mas 90% dos casos podem ser evitados. Vamos esclarecer as pessoas e mostrar em qual faixa etária tem maior incidência, no momento, existe um aumento entre os jovens de 15 a 25 anos”, alerta.

A psiquiatra destaca que pretende abordar em sua exposição como é o tratamento disponibilizado pelos sistemas de saúde e a importância das pessoas procurarem profissionais adequados. Além disso, aponta que os veículos de comunicação possuem papel fundamental na prevenção do suicídio. ”Vamos abordar as notificações e como a imprensa precisa tratar do tema sem sensacionalismo para evitar o chamado ‘efeito de contágio’”, disse.

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo é realizada no Brasil desde 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. As atividades no mês de englobam a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações a respeito do tema.

Comissão

O colegiado de Saúde e Saneamento tem como presidente o deputado Doutor Hércules (PMDB), vice Almir Vieira (PRP) e membro efetivo Eliana Dadalto (PTC). Os suplentes são Dr. Rafael Favatto (PEN) e Gilsinho Lopes (PR).

A comissão tem como atribuição opinar sobre projetos, programas e políticas de saúde pública, saneamento, assistência e desenvolvimento social e discutir assuntos relacionados à interação de entidades ligadas ao seu campo temático.

Fonte: ALES Foto: Reinaldo Carvalho
Compartilhe!