ALES: Atendimento prioritário para renais crônicos e transplantados

hemodialiseDoentes renais crônicos transplantados e em hemodiálise agora terão direito a atendimento preferencial. A Lei 10.633/2017 que garantiu esse direito é de autoria do deputado estadual Doutor Hercules (PMDB).
 
“Acredito que essa medida vai melhorar a rotina de muita gente”, disse Doutor Hércules. “Os renais crônicos ficam segunda, quarta e sexta fazendo a filtração do sangue. É um grande sacrifício a hemodiálise. O tempo que fica lá e o deslocamento da residência para o hospital. O renal crônico e o transplantado precisam de um tratamento especial, principalmente nas filas”, complementou.
 
A Lei 10.633 garante para as pessoas portadoras de doença renal crônica e transplantados tenham atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, como agências bancárias, supermercados, lotéricas, serviços de saúde e assistência social, entre outros. Para ter acesso ao benefício, essas pessoas deverão apresentar documento emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 
 
Atualmente 2.500 pessoas fazem diálise no Espírito Santo. Desse total, 1.110 estão na fila para receber um novo rim. Os transplantes renais são realizados há mais de 40 anos em hospitais capixabas. Existem cerca de dois mil transplantados renais no Estado. 
 
Uma a cada 10 pessoas sofre de doença renal crônica (DRC) e 100 mil fazem diálise no Brasil. Aproximadamente 10% da população mundial têm complicações renais, que geralmente estão relacionadas aos hábitos da sociedade contemporânea: pouca atividade física e alimentação industrializada. 
 
A iniciativa foi sancionada pelo governador Paulo Hartung no dia 05 de abril e publicada no Diário Oficial do dia seguinte.
Fonte: ALES Foto: Divulgação
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo