60d67573961c79e677d5d8de273a5f9024565475Os 30 anos da promulgação da Constituição do Estado de Santa Catarina foram comemorados na noite da última terça-feira (1º). A homenagem ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa, mesmo local onde os trabalhos de três décadas atrás foram consolidados com as assinaturas de 49 constituintes que, durante meses, receberam sugestões da sociedade catarinense, debateram propostas e concluíram a legislação que rege o destino do Estado.

Durante a sessão especial, os deputados estaduais que escreveram a Constituição foram homenageados. Falando em nome deles, o ex-deputado Paulo Afonso Evangelista Vieira, que posteriormente chegou a ser governador, afirmou que o momento é de enfatizar a importância do Estado Democrático de Direito e da Constituição. “Parabenizo e agradeço ao Legislativo catarinense por essa iniciativa e, de modo especial, o deputado Julio Garcia que, não é por coincidência, preside a Casa atualmente”, comentou. Na avaliação dele, trata-se de outro fato histórico a ser ressaltado. “O deputado Julio Garcia continua sua carreira e hoje, para orgulho daqueles 40 deputados de 1986, é presidente dessa Casa”, afirmou.

Para Garcia, a comemoração é um momento de destaque para Santa Catarina. “E celebrar os 30 anos da nossa Constituição é um momento importante. Foi um momento diferente vivido na Assembleia Legislativa com muita participação. Eu diria que os deputados tiveram muita atuação efetiva, mas, mais importante até do que isso, foi a participação popular”, avaliou. Na opinião dele, o Poder Legislativo estadual passou a viver uma nova fase a partir da Constituição de 1989, com maior interação da sociedade. “No caso da Constituinte, apresentando sugestões e emendas. E tudo isso foi um processo muito rico, na construção da nossa Carta Estadual”, argumentou.

Fonte: ALESC
Compartilhe!