O Projeto de Lei 1 2018, institui o Dia Estadual do Enoturismo, a ser comemorado anualmente, no segundo domingo do mês de novembro. Esta data fica incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.
Conforme a justificativa apresentada pelo autor do PL, deputado Frederico Antunes (PP), a medida tem como objetivo potencializar a promoção da oferta turística das regiões gaúchas produtoras de uva e vinho; fomentar a cadeia de produtos e serviços envolvidos no Enoturismo; incentivar a formulação de políticas públicas voltadas à pesquisa e ao monitoramento do segmento, por meio do incentivo à adesão de municípios do Rio Grande do Sul às comemorações do Dia Mundial do Enoturismo.
A proposta do deputado Frederico Antunes pretende, ainda, promover a formatação do mapa do enoturismo gaúcho – considerando a importância econômica que a atividade turística representa no contexto nacional e mundial.
Antunes salienta que o polo vitivinícola gaúcho vem atraindo mais de 600 mil enoturistas ao Estado, ávidos por produtos turísticos, principalmente, aqueles que possuem vocação para agregar gastronomia, tradição, cultura e história a belezas naturais. “No RS, concentra-se a maioria dos roteiros enoturísticos no país. Em torno de 200 vinícolas trabalham com o turismo de vinho”, observou.