Search
Close this search box.

A retomada do programa Deputado Por Um Dia, a inauguração da nova sala de aula e a realização de cursos, encontros com universitários, palestras e workshops, no formato presencial ou híbrido, foram destaques da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan em 2022. Também houve atividade preparatória aos deputados eleitos, em parceria com a Comissão de Ética. Ocorreu, ainda, o lançamento do edital para a edição 2022 da Revista Estudos Legislativos, com temática que ressaltou o tema “Menos indiferença, mais igualdade!”, e participação do Parlamento na Feira do Livro de Porto Alegre, por meio da Escola, com a visitação de mais de 2 mil pessoas no estande e distribuição de livros, cartilhas e outras publicações do Parlamento gaúcho.

A Escola Deputado Romildo Bolzan promove intercâmbio de conhecimentos e capacitação de servidores. As metas do ano foram plenamente atendidas, conforme a diretora Gislaine Monza. “Além de levarmos o conhecimento por meio de várias atividades de capacitação, formação e qualificação para os servidores e estagiários, oferecemos programas de educação para a cidadania para estudantes. E a Escola aproximou ainda mais o nosso Legislativo da sociedade. Ela vem oportunizando vagas nas nossas atividades em formato híbrido, como em cursos e webpalestras, para o público externo também”. Gislaine acrescenta que, durante a pandemia e nos dias de hoje, está sendo mostrada a capacidade adaptativa às mudanças necessárias, com agilidade, assim como vem ocorrendo com outros setores da Casa, sobretudo na área legislativa.

A nova sala de aula foi inaugurada no dia 26 de maio, no térreo do prédio anexo, pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Valdeci Oliveira (PT).  Trata-se um espaço de formação continuada e iniciação profissional de jovens, bem como, para aperfeiçoamento de servidores, gestores públicos e sociedade, a partir das demandas apresentadas na Casa Legislativa e temas sugeridos pelos seus diversos setores. Nesse dia, houve palestra de recepção aos novos estagiários do parlamento gaúcho.

Agora em seu 21º ano de atuação, a Escola do Legislativo segue com seu objetivo de estimular a cidadania, contribuindo na formação de lideranças e na realização de atividades que destacam a importância do Parlamento para o fortalecimento da democracia e da sociedade em suas diversas áreas.

Deputado por Um Dia 

O programa Deputado Por Um Dia foi retomado em 2022, após dois anos sem a atividade, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. É a 52ª edição do evento, que permite a alunos atuarem como deputados, elaborando, discutindo e votando projetos de lei numa sessão realizada no Plenário 20 de Setembro. Podem participar estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das redes pública e privada do ensino municipal e estadual do Rio Grande do Sul.

Cursos 

A Escola do Legislativo realizou o workshop voltado à capacitação para a criação, roteiro, produção e divulgação de Podcasts, ministrado por Felipe Zboril em formato remoto. Outras atividades ocorreram de forma híbrida ou presencial, como o curso Processo Legislativo, com palestras realizada por Ana Sofia Antunes; palestra com o tema Comissões Parlamentares – Atualização do Regimento Interno, com Paulo Basso; curso Condutas Vedadas em Período Eleitoral, com palestra de Fernando Baptista Bolzoni; palestra Comunicação não-violenta: por que é importante falar sobre esse assunto?, com Cristina Dantas; curso Atualização sobre a Nova Lei de Licitações, com Heloisa Viviane Borchhardt; palestra Processo Legislativo  – Sessões Plenárias – atualizações, com Ana Sofia Antunes; curso A Lei Geral de Proteção de Dados na Assembleia Legislativa, com Dr. Marco Antônio Karam; curso Comunicação Não Violenta, com Cristina Dantas (presencial), e palestra sobre “O significado de ser servidor: competências e qualidade no serviço público”, com o filósofo e doutor em Administração Sandro Trescastro Bergue.

Estudos Legislativos

A Escola deu início, no primeiro semestre, à seleção de artigos para a edição da Revista Estudos Legislativos do ano de 2022. E em janeiro de 2022 foi realizado o lançamento da edição especial de 2021 da Revista, com a temática Desafios e Soluções para o Mundo Pós-pandemia.

Encontro com Universitários

O Encontro com Universitários é um programa de palestras oferecido a estudantes de universidades sobre temas relacionados às atividades ou funções do Poder Legislativo, realizado com o procurador-geral Fernando Ferreira. No ano ocorreram atividades com estudantes de turmas de Direito da Unisc, da Faculdade Imed Porto Alegre e Centro Universitário Fadergs.

Divisão de Biblioteca

A Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão coordena a Biblioteca Borges de Medeiros e projetos de pesquisa.  Os livros disponíveis podem ser consultados no Catálogo Online da Biblioteca Virtual. Também tem sido renovada a oferta da Biblioteca Virtual da Saraiva ao público interno, com mais de 2,5 mil e-books.

Plataforma do Conhecimento

Este ambiente virtual, na Plataforma do Conhecimento, a Divisão de Ensino disponibiliza cursos, treinamentos, videoaulas, tutoriais e conteúdos apresentados em cursos e palestras presenciais ou híbridas voltados à capacitação, qualificação e qualidade de vida. Outras informações sobre a Escola do Legislativo e sobre acesso à plataforma podem ser obtidas pelo telefone (51) 3210-1167 ou e-mail escola.legislativo@al.rs.gov.br .

Instagram

As atividades da Escola podem ser acompanhadas pelo Instagram (@escolalegislativoalrse no portal do site da Assembleia Legislativa.

Fonte: ALERS

Compartilhe!