Por meio da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, o Parlamento gaúcho deu um importante passo, no primeiro semestre de 2021, para dar oportunidade de maior qualificação e formação continuada a seus servidores. No início do mês de julho, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alers), Gabriel Souza (MDB),  assinou, um termo de cooperação técnica com a Unilasalle, selando uma parceria para garantir descontos em cursos de graduação, pós-graduação, aperfeiçoamento profissional e extensão para os funcionários da Casa.

O foco na qualificação do corpo funcional da Assembleia norteou uma série de outras ações da Escola durante o primeiro semestre, mesmo com as atividades presenciais ainda suspensas por conta da pandemia. Foram realizadas diversas webpalestras com temas dos mais variados, também abertas ao público e sempre transmitidas pelo canal do YouTube da TV Assembleia.  Uma delas foi sobre Comunicação Assertiva – Endomarketing e Networking – com o mestre em Educação com MBA em Gestão de Pessoas, Estratégias e Negócios, professor Giovane Martins da Costa. A palestra foi a primeira atividade realizada pela Escola do Legislativo em parceria com a Unilasalle após a assinatura de termo de cooperação entre a Assembleia Legislativa e a universidade.
Após pesquisa juntos aos servidores, que manifestaram interesse em aprofundar o estudo sobre conteúdos relacionados à tecnologia da informação, a Escola promoveu webpalestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ministrada pelo  professor Juliano Madalena, especialista em Direito Internacional. A atividade consolidou a parceria da Assembleia, através de termo de cooperação técnica, com a Fundação Escola Superior do Ministério Público. De acordo com a  diretora da Escola do Legislativo, Gislaine Monza Silveira, o tema deverá voltar à pauta em outras ocasiões.
As palestras virtuais “Noções de Direito Constitucional”, proferida pelo  professor doutor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)  Celmar Corrêa de Oliveira, e  “Desafios da Gestão Remota – para líderes e liderados”, com Cristina Dantas, fundadora da Cristina Dantas Desenvolvimento Humano, também integraram a programação oferecida pela Escola no primeiro semestre.
Curso
De maio a junto, sempre as segundas e quintas-feiras, a Escola promoveu o curso de Português e Redação Oficial, com a professora Nádia Estima de Castro, destinado aos servidores da Casa. Além disso, realizou o tradicional encontro com universitários. Neste semestre, a atividade contou com acadêmicos do curso de Direito das faculdades Estácio e Imed.
Seminário direito dos animais
A Escola do Legislativo atuou também na realização do seminário Causa Animal: legislação e políticas públicas protetivas municipais, promovido pela Assembleia Legislativa. O evento, que ocorreu em formato híbrido no  Teatro Dante Barone, reuniu  especialistas e lideranças para debater os direitos dos animais.  Tendo como público-alvo vereadores que atuam em defesa da causa, o seminário integrou as ações do Parlamento pelo Abril Laranja, mês de conscientização para a defesa dos animais.

Fonte: Agência de notícias ALERS