alersAs 11 audiências públicas realizadas ao longo de 2016 pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo trataram de temas como o Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, a construção do complexo eólico no Povo Novo, em Rio Grande, a situação da Companhia Riograndense de Mineração, a CRM, e as propostas da Agenda 2020.
O colegiado técnico realizou 35 reuniões ordinárias de março a dezembro. Das audiências públicas, quatro foram realizadas em municípios do interior, em Palmares do Sul, Canela, Barra do Ribeiro e Chuí, abordando, respectivamente, o zoneamento ecológico-econômico do Litoral Médio; a situação do Parque Estadual do Caracol; a regionalização do turismo na Costa Doce; e a situação do Parque Eólico do Chuí. A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo é presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB).
Os outros temas que mobilizaram os deputados estão relacionados às dificuldades dos municípios que participam do Consórcio Rota do Yucumã, a partir da instalação do Empreendimento usina Foz do Chapecó, no Rio Uruguai, na região Noroeste do Estado, as restrições de recursos ao Programa de Aquisição de Alimentos, a política econômica do Estado, e o fechamento da Termoelétrica de Charqueadas.
Catadores de lixo e economia solidária
A primeira audiência pública do ano, realizada no Palácio Farroupilha, tratou da destinação dos resíduos sólidos pelos grupos organizados de catadores. O encontro revelou o perfil da profissão, que reúne em torno de 800 mil pessoas no país, das quais 70% são mulheres. O RS tem 40 mil catadores. A Subcomissão de Economia Solidária finalizou suas atividades e o relatório recomendou a criação de Frente Parlamentar da Economia Solidária. O trabalho foi realizado durante quatro meses, em 2015, por meio da articulação de entidades ligadas à economia solidária.
Segunda ponte do Guaíba
A paralisação das obras da segunda ponte do Guaíba e de parte da BR-116 mobilizou os deputados em junho, para avaliação da obra de construção da segunda ponte, iniciada em 2015 e paralisada em maio. O assunto reuniu a secretaria dos Transportes e Mobilidade, DNIT, ANTT e PRF, recomendando articulação com a bancada federal gaúcha, em Brasília. O Movimento Ponte do Guaíba provocou a discussão.
Composição
Além do deputado Adílson Troca (PSDB), presidente, e a deputada Any Ortiz (PPS), vice-presidente, a Comissão tem como integrantes: Nelsinho Metalúrgico (PT), Zé Nunes (PT), Ibsen Pinheiro (PMDB), Gabriel Souza (PMDB), Sérgio Turra (PP), Fixinha (PP), Marlon Santos (PDT), Eduardo Loureiro (PDT), Aloísio Classmann (PTB) e Mário Jardel (PSD). A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo reúne-se sempre às quartas-feiras às 9h, na Sala Alberto Pasqualini, 4º andar do Palácio Farroupilha.
Fonte: ALERS
Compartilhe!