alerr-18-12A poucos dias para a posse, marcada para o próximo dia 1º de janeiro, deputados eleitos e assessores participaram de uma oficina sobre os procedimentos técnicos e institucionais da Assembleia Legislativa de Roraima. A ação foi realizada na tarde da segunda-feira (17), no plenário principal da Casa.

A orientação foi repassada pelo superintendente legislativo, Júnior Vieira, juntamente com o superintendente geral, Andreive Ribeiro, além de outros responsáveis por setores que compõem o Poder Legislativo. “Este momento serviu para propiciar noções básicas do processo legislativo, do Regimento Interno e do andamento processual, para que eles possam entender as proposições e seus trâmites”, ressaltou Vieira.

Além disso, o superintendente legislativo apresentou aos convidados informações sobre as atividades pontuais dentro e fora do plenário, sobre, por exemplo, como utilizar um requerimento, ingressar com um projeto de lei, ou elaborar uma moção. Eles conheceram ainda a estrutura organizacional da Assembleia Legislativa e a função de cada setor no trabalho da Casa.

A deputada eleita Catarina Guerra (SD) terá seu primeiro mandato. Acompanhada da equipe técnica, disse que esse tipo de curso enriquece o trabalho do parlamentar. “A gente sempre busca por melhorias para tudo que a gente faz e isso vem para facilitar a comunicação na Casa para o trabalho que a gente vai desenvolver aqui dentro”, complementou.

As informações repassadas na capacitação nortearão o trabalho de pessoas como a de Wan Kenoby Costa, assessor do deputado eleito Eder Lourinho (PTC). “Esta ação nos dará um dimensionamento de como será o fluxo dentro da Casa, de como funciona o Regimento Interno, para nos pautarmos e não cometermos erros”.

POSSE – Os deputados estaduais eleitos para a 8ª Legislatura, de 2019 a 2022, serão empossados no dia 1º de janeiro, às 9h, na Assembleia Legislativa. Das 24 vagas, 10 serão preenchidas por novos parlamentares.

Fonte: ALERR