Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) promoverá, de 9 a 15 de fevereiro, um curso voltado a Segurança Parlamentar e de autoridades para 20 militares do Estado, sendo 10 da Casa, outros da Prefeitura de Boa Vista (PMBV), da Polícia Militar de Roraima (PMRR), Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
A capacitação terá carga de 80 horas, durante todo o dia e noite, dividida em aulas teóricas, práticas e técnicas. As aulas teóricas acontecerão no plenarinho da Assembleia. “A Assembleia nunca ministrou nenhum curso voltado à segurança dos nossos parlamentares. O presidente [Jalser Renier], se mostrou preocupado com essa questão hoje da segurança no Estado e determinou que nós providenciássemos esse curso”, explicou o chefe da Inteligência da Segurança Orgânica da ALERR, capitão Paulo Sérgio.
Há ainda a previsão para segunda edição do curso, com previsão para o próximo semestre deste ano, na mesma linha de conhecimento. Os instrutores são qualificados e especializados em Segurança de Autoridade. Entre as disciplinas, haverá aulas de cerimonial, de segurança velada, inteligência, aulas de tiro, deslocamento para autoridade, “um curso completo nessa área”, assegurou o capitão.
Em uma das disciplinas, localização e varredura de artefatos explosivos, não havia agentes capacitados na PM e nem na Polícia Civil. Para isso, houve contato por parte da Assessoria Militar e Segurança Orgânica da Assembleia com a Polícia Federal que autorizou o deslocamento de um agente e um perito para ministrar o curso.
A Assembleia Legislativa, por meio da Escolegis (Escola do Legislativo) será a responsável em certificar os militares participantes da capacitação.